Alckmin dá início à Campanha Verão Limpo 2006

O governador Geraldo Alckmin visitou nesta sexta-feira, dia 6, a cidade de Santos

sex, 06/01/2006 - 13h29 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin visitou nesta sexta-feira, dia 6, a cidade de Santos, no Litoral Sul do Estado, onde lançou a Campanha Verão Limpo 2006 e entregou duas lanchas para coleta de água litorânea e de represas para análise, e dois veículos para atuação em situações poluidoras de emergência. 

Além de Santos, participam da campanha os municípios de  Ubatuba, Peruíbe, Guarujá, Cubatão, Ilha Comprida, Caraguatatuba, Itanhaém, São Sebastião e Ilhabela, onde será realizado o evento de encerramento, no dia 27 de fevereiro.

“A campanha é importante por ser um trabalho educativo e para que todo mundo possa apreciar a beleza de nosso litoral paulista e ao mesmo tempo manter limpa e preservar o meio ambiente”, ressaltou o governador.

O objetivo é sensibilizar a população residente nos municípios litorâneos do Estado, assim como os veranistas – uma população flutuante que chega a 6 milhões de pessoas nos meses de verão – para a importância de se manter limpas as praias, as praças, as rodovias de acesso ao litoral, assim como todos os espaços públicos. Para isso, são fornecidas aos freqüentadores das praias informações sobre o meio ambiente, incentivando práticas de hábitos saudáveis no contato com a natureza e procurando estimular sua participação e responsabilidade na proteção ambiental. Entre as práticas que a campanha procura estimular estão a economia, o uso adequado e o reuso da água, e  o incentivo à reciclagem e redução dos resíduos, para a minimização do lixo.

O material para a campanha deste verão inclui 100.000 sacolinhas, 20.000 cartilhas sobre Balneabilidade, 10.000 tapa sol para carro, 1.100 camisetas, 1.100 bonés, 5.000 leques.

A Cetesb também intensificará o monitoramento da qualidade das praias. Durante o ano, as coletas de água do mar para análise são feitas aos domingos, mas nos últimos anos a agência ambiental passou a intensificar a amostragem durante o período de verão para 3 coletas semanais, nas praias que apresentam maior fluxo de turistas.

Os resultados são divulgados através de três boletins por semana – nos domingos, nas terças e nas quintas-feiras, além da sinalização que a Cetesb mantém atualizada nas próprias praias e das informações disponibilizadas pelo site www.cetesb.sp.gov.br

 

Macedo Júnior