Alckmin convoca pais a vacinarem seus filhos contra sarampo e poliomielite

Governador participou do Dia D, que marca o início da campanha de vacinação em todo o Estado

sáb, 08/11/2014 - 11h10 | Do Portal do Governo

Até o dia 28 de novembro, os pais têm um compromisso importante com a saúde dos seus filhos: levar até o posto de saúde mais próximo para tomar a vacina contra a paralisia infantil e o sarampo. Com o “Dia D”, a Secretaria da Saúde iniciou neste sábado a campanha que tem como meta imunizar 2,1 milhões de crianças contra o sarampo, com idades entre 1 ano e menores de 5 anos, e 2,4 milhões de crianças contra o poliomielite, entre seis meses e menores de 5 anos.

“Muito importante a vacina para prevenir a poliomielite, que é uma doença grave. A vacinação tem segurança absoluta, nós estamos há mais de 20 anos sem ter casos de poliomielite e sarampo. O sarampo é uma doença muito grave e pode ter complicações, como otite, pneumonia e encefalite, que é a mais grave”, destacou o governador Geraldo Alckmin, que esteve no Parque da Água Branca neste sábado para dar início à campanha.

Em todo o Estado, estarão abertos 5,9 mil postos de saúde fixos e volantes, até as 17h deste sábado. “Quem não puder vacinar hoje tem até o dia 28 (de novembro). Então os papais, as mamães, as vovós devem levar as crianças para tomar a vacina”, afirmou Alckmin.

São Paulo não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1988. Já o sarampo, não há casos com transmissão direta em território estadual desde 2000, porém, nesse ano há o registro de 7 casos importados da doença. No Brasil, somente até outubro desse ano, há 514 casos confirmados, com concentração de incidência no Ceará.

Do Portal do Governo do Estado