Alckmin comemora 5º aniversário do Qualis

Aviso de Pauta - Domingo, dia 7 - Programa de Saúde da Família na Capital já beneficia 800 mil pessoas

sex, 04/05/2001 - 20h38 | Do Portal do Governo

Aviso de Pauta – Domingo, dia 7 – Programa de Saúde da Família na
Capital já beneficia 800 mil pessoas

O governador Geraldo Alckmin participa neste domingo, dia 6, às 9h30, em Itaquera, Zona Leste da Capital, da comemoração do 5º aniversário do Qualis (Programa de Saúde da Família) realizado pelo Governo do Estado na cidade de São Paulo. O evento também contará com assinatura de parceria entre o Qualis e a Unicsul (Universidade Cruzeiro do Sul).

Criado pelo Governo do Estado em 1996 como um modelo de atenção integral à comunidade, focado na saúde da família, o Qualis teve sua primeira unidade instalada em maio daquele ano no bairro de Itaquera, numa parceria pioneira com a Casa de Saúde Santa Marcelina, responsável pela gestão da unidade.

Bem sucedida, a experiência multiplicou-se. Hoje, só o Santa Marcelina gere 24 unidades. Paralelamente, novas parcerias foram firmadas entre o Governo Estado e a Associação Congregação Santa Catarina, responsável por cinco unidades; a Fundação Zerbini, que gere outras 14 unidades e a Universidade Santo Amaro (Unisa), com três unidades. Existem também outras seis unidades sob gestão direta da Secretaria da Saúde.

O Programa resgata o médico de família, uma vez que as equipes percorrem o bairro, levando atendimento e orientações às pessoas em suas casas. As unidades atendem as regiões carentes, oferecendo assistência médica voltada à prevenção e não somente ao tratamento de doenças.

Os agentes comunitários de saúde são recrutados na própria comunidade e treinados para atuarem como elo entre as famílias e os profissionais de saúde. Na Capital, o atendimento será ampliado, devendo beneficiar um milhão de pessoas até o final deste ano. Hoje o Qualis conta com 52 unidades, onde trabalham 193 equipes multiprofissionais (médicos, enfermeiras, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde), atendendo a cerca de 800 mil pessoas nas regiões mais carentes de São Paulo.

Data: domingo, dia 6 de maio de 2001
Horário: 9h30
Local: Sesc Itaquera – av. Fernando Alves de Mato, 1000
Presenças do secretário estadual da Saúde, José da Silva Guedes; do presidente da Fundação Zerbini, Adib Jatene, da superintendente da Casa de Saúde Santa Marcelina, irmã Thereza Lorenzzoni e da coordenadora municipal do Qualis, Rosa Maria Barros