Alckmin autoriza revisão de contrato para retomar ampliação da Santa Casa de São José dos Campos

Medida foi anunciada após audiência com o prefeito da cidade

ter, 05/06/2001 - 13h18 | Do Portal do Governo


A ampliação da Santa Casa de São José dos Campos foi discutida na manhã desta terça-feira, dia 5, pelo governador Geraldo Alckmin e o prefeito da cidade, Emanuel Fernandes, em audiência no Palácio dos Bandeirantes. A Santa Casa de São José dos Campos existe há 102 anos, mas sua reestruturação estava parada desde 1994 por falta de recursos.

Alckmin autorizou a Secretaria de Estado da Saúde a retomar as negociações com a construtora responsável pela obra. Segundo o secretário da Saúde, José da Silva Guedes, a prioridade é rever o contrato com a empresa e iniciar as negociações para que a obra possa começar rapidamente. O Governo do Estado ficará responsável pela construção civil e a Santa Casa entrará com os equipamentos.

O prefeito Emanuel Fernandes acredita que a ordem de serviço sairá rapidamente e que a ampliação deve começar em um mês. “O governador é sensível à questão de hospitais parados e a população necessita desta obra”, afirmou. A Santa Casa possui atualmente 120 leitos, sendo 60 reservados para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e os outros 60 para convênios particulares. Com a ampliação, o local receberá mais 180 leitos, sendo que 70% irá atender o SUS e 30% os convênios particulares. De acordo com o provedor da Santa Casa de São José dos Campos, Luiz Roberto Porto, desta forma será possível manter o equilíbrio e não depender do Estado.

Além dos novos leitos, a unidade também contará com dez novas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), mais nove salas de cirurgia e uma ala para tratamento de queimaduras. “Ela terá características regionais para atender a população do Vale do Paraíba”, explicou Porto.
Guedes informou que estas ampliações vão implicar na realização de uma segunda fase na reforma. “Em um segundo momento será necessário aumentar toda a parte de suporte, melhorando o almoxarifado, lavanderia, cozinha e outros serviços”, disse. O secretário também lembrou que há duas semanas o governador Geraldo Alckmin autorizou a liberação de R$ 18 milhões para ajudar a equipar todas as Santas Casas do Estado de São Paulo. As verbas serão entregues entre os meses de junho e agosto deste ano.

Hospitais estudam uso de energia alternativa

Os hospitais do Estado de São Paulo estão estudando novas formas de economizar água e, principalmente, energia elétrica. “Todos estão envolvidos na necessidade de conter gastos e racionalizar o consumo”, informou Guedes. Ele disse que os hospitais possuem geradores de eletricidade nas áreas críticas e que todos estão preparados para serem acionados em certos horários.

Segundo Guedes, a Secretaria criou um prêmio para contemplar o melhor projeto de redução de consumo nas unidades hospitalares. Ele também informou que o Hospital das Clínicas e alguns grandes hospitais do Interior do Estado estão estudando, com a ajuda da Escola Politécnica da USP, a viabilidade de empregar gás natural como fonte de energia. “Os hospitais do Interior poderão até exceder a demanda e, posteriormente, vender energia. Mas isso ainda está em estudo”, alertou.

Rogério Vaquero