Alckmin autoriza desapropriação de terreno que possibilitará restauro do Museu do Café

Projeto de restauro prevê novas instalações no edifício tombado; toda parte técnica do edifício ficará concentrada na área desapropriada

sáb, 04/07/2015 - 13h42 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assinou neste sábado, 4, o decreto de utilidade pública para fins de desapropriação do terreno localizado na Praça Azevedo Júnior, 12, ao lado do Museu do Café, em Santos, possibilitando o restauro e modernização do edifício histórico. “Nós estamos assinando o decreto que desapropria o terreno ao lado do Museu do Café, para podermos ampliar o trabalho do equipamento cultural, sua reserva técnica, segurança, acessibilidade, elevador, enfim, todo apoio ao Museu. E já autorizamos o projeto executivo do restauro”, disse Alckmin.

O prédio, construído em 1922 e tombado em todas as instâncias – Condephaat (estadual), Condepasa (municipal) e Iphan (federal) – tem seu projeto de restauro atualmente em elaboração. Ele deve prever uma série de adequações que, sem a utilização do espaço acrescido pelo terreno ao lado, acarretariam em muitas adaptações no edifício histórico, descaracterizando-o. O terreno a ser desapropriado está totalmente desocupado, sem qualquer tipo de construção interna – apenas um muro cerca sua área, de 226 metros quadrados. 

Acessibilidade e novos espaços

Com o restauro do Museu do Café, toda sua área técnica passará a ocupar instalações que serão construídas no terreno desapropriado. Rede estruturada de informática, potência elétrica aprimorada, elevadores, plataforma para carga e descarga, cabine de medição e transformação, reserva de água, ar condicionado, escada enclausurada e rotas de fuga apropriadas para grandes volumes de público são algumas das adaptações que devem envolver a obra no novo terreno. Com essas mudanças, o edifício tombado abrigará somente o espaço expositivo do Museu do Café e sua área administrativa.

Também está prevista a reativação do restaurante do Museu do Café, espaço com grande valor histórico. Atualmente, o local está desativado pois as instalações da cozinha não estão de acordo com as normas vigentes. O projeto prevê ainda a instalação de um auditório, com capacidade superior a 100 lugares, que permitirá a ampliação do programa de qualificação técnica para profissionais que atuam na área de cultura e patrimônio. Também estão no projeto salas de aula especiais para os programas do Centro de Preparação do Café, que capacita profissionais especializados na preparação da bebida. 

Do Portal do Governo do Estado