Alckmin autoriza contratação de mais de 1,3 mil agentes de segurança penitenciária

Profissionais vão trabalhar nos Centros de Detenção Provisória já inaugurados e em outros estabelecimentos penais ainda em construção

ter, 03/07/2001 - 17h10 | Do Portal do Governo

Profissionais vão trabalhar nos Centros de
Detenção Provisória já inaugurados e em outros estabelecimentos penais ainda em construção

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta terça-feira, dia 3, decreto autorizando a Secretaria de Administração Penitenciária a contratar 1.495 funcionários em diversas áreas, entre eles, 1.308 agentes de segurança penitenciária. Os cargos destinam-se à complementação dos quadros dos seis Centros de Detenção Provisória (CDPs) recém-inaugurados e também a outros estabelecimentos penais que estão sendo construídos ou transferidos da Secretaria da Segurança Pública para a de Administração Penitenciária.

As demais vagas oferecidas são de almoxarife (6), mestre de ofício (12), oficial administrativo (96), motorista (14), oficial de serviços e manutenção (12), telefonista (12), assistente social (12), farmacêutico (2) e auxiliar de enfermagem (21). Todos os cargos serão preenchidos por meio da realização de concurso público ou aproveitando-se de remanescentes de outros concursos já realizados e com prazos de validade ainda em vigor.

As inscrições para o concurso público foram encerradas em junho, com 39 mil candidatos. Inicialmente, o concurso era para apenas 300 novos cargos e agora esse número foi ampliado pelo decreto do governador, que será publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo desta quarta-feira, dia 4.

Os CDPs foram criados para abrigar os presos que ainda esperam julgamento permitindo assim esvaziar os distritos policiais e as cadeias públicas. Já foram inaugurados três na Capital, sendo um no bairro de Vila Independência e dois no bairro do Belém, e mais dois no município de Osasco e um em Campinas. Além disso, estão sendo construídos dois em Guarulhos, um em São Bernardo do Campo, um em Campinas, um em São Vicente e um em Taubaté e mais dez Centros de Ressocialização.

Também estão em construção 11 unidades prisionais no Interior do Estado para retirar os 7.200 presos da Detenção do Carandiru. São nove Penitenciárias Compactas e dois Centros de Progressão Penitenciária. As novas penitenciárias têm capacidade para 768 presos cada e estão sendo erguidas nos municípios de Dracena, Pracinha, Lavínia, Osvaldo Cruz, Paraguaçu Paulista, Potim (unidades l e ll) e Serra Azul (unidades l e ll). Os Centros de Progressão serão estabelecidos em Pacaembu e Valparaíso, com capacidade para 672 presos cada um.

Simão Molinari