Alckmin autoriza construção de estação de esgoto de Cerqueira César

SP investirá R$ 10,3 milhões na ETE; unidade terá capacidade para tratar 100% esgotos sanitários da população

sex, 29/07/2011 - 12h30 | Do Portal do Governo

(Atualizada às 16h45)

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta sexta-feira, 29, em Cerqueira César, autorização para a construção de Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), como parte do programa Água Limpa. O secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, e o Superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Alceu Segamarchi Jr, também estiveram da solenidade.

“Uma obra importante para Cerqueira César e a bacia do Rio Paranapanema, que é o tratamento de 100% de esgoto da cidade. Isso vai limpar o Rio Três Ranchos, ajuda a limpar a bacia do Rio Paranapanema e, por consequência, a do Rio Paraná. É saúde para a população”, declarou Alckmin.

Por intermédio da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, o Estado investirá R$ 10,3 milhões nas obras – quando ficar pronta, estação terá capacidade para tratar os esgotos sanitários de 100% da população.

O projeto prevê a construção de emissário e sistema de tratamento de esgotos por lagoas de estabilização (duas anaeróbias e duas facultativas). Essas lagoas substituirão as quatro já existentes que hoje atendem cerca de 90% da população, mas estão saturadas e em localização inadequada.

A previsão de conclusão das obras é de 12 meses. Com essas ações, Cerqueira César deixará de lançar 29 toneladas/mês de esgotos domésticos sem tratamento no córrego Três Ranchos.

Programa Água Limpa

Trata-se de um programa criado para ajudar na preservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida e saúde da população do Estado, atendendo municípios com até 50 mil habitantes.

O Governo do Estado disponibiliza, por meio da secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, os recursos financeiros para a construção das estações de tratamento de esgotos e a implantação de emissários e estações elevatórias, contrata a execução das obras ou presta, por meio das várias unidades do DAEE, a orientação e o acompanhamento técnico necessários.

Da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos