Alckmin autoriza compra de 22 VLTs para a Baixada Santista

Previsão é que o primeiro veículo leve sobre trilhos comece a circular em maio de 2014, entre Santos e São Vicente

sex, 21/12/2012 - 13h47 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta sexta, 21, em Santos, a autorização para compra de 22 Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT) para a Baixada Santista. O investimento do Governo do Estado na aquisição é de R$ 251.887.649,31. O primeiro trem deve começar a operar em maio de 2014 no trecho de 11 km entre o terminal Barreiros, em São Vicente, e o Terminal Porto, em Santos.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Ao mesmo tempo, está sendo lançado o edital da obra física. “Estamos correndo com tudo simultaneamente, 100% bancado pelo Governo do Estado, não tem nada de recurso privado. A primeira etapa são 11 km, inclusive com ciclovias. É uma requalificação da paisagem urbana”, destacou o governador.

Os VLTs fazem parte do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), empreendimento do Governo do Estado gerenciado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). A entrega de todos os trens deve ser concluída até abril de 2015.

Os trens têm capacidade para 400 usuários. Cada VLT terá 2,65m de largura por 44m de comprimento, divididos em sete módulos. Serão equipados com ar condicionado e piso 100% baixo, facilitando a movimentação de usuários com dificuldade de locomoção.

Do Portal do Governo do Estado