Alckmin assina decretos em comemoração dos 25 anos da Defesa Civil do Estado

Motorista e menino de nove anos são homenageados com troféu 'Destaque dos 25 anos'

sex, 09/02/2001 - 17h17 | Do Portal do Governo


Motorista e menino de nove anos são homenageados com troféu ‘Destaque dos 25 anos’

Mais de 200 pessoas aplaudiram de pé o governador em exercício, Geraldo Alckmin, e o governador licenciado Mário Covas, que participaram nesta sexta-feira, dia 9, no Palácio dos Bandeirantes, da cerimônia de comemoração aos 25 anos da Defesa Civil do Estado de São Paulo. Em seu discurso, Alckmin ressaltou a importância do órgão ao longo desses anos. “O trabalho da Defesa Civil é extraordinário. Não ocorre somente na época da enchente, só na hora do incêndio. É um trabalho que é feito todo dia e envolve voluntários com atos de coragem, de generosidade e de heroísmo. Esta medalha, que foi instituída, tem este sentido do reconhecimento. Há pessoas que têm uma disposição de ajudar o próximo em momentos de extrema dificuldade”.
Durante o evento foi apresentado um vídeo demonstrando a atuação do órgão ligado à Casa Militar do Estado em socorro às vítimas de enchentes, incêndios e desmoronamentos. Alckmin assinou os decretos que instituem o Símbolo e o Hino da Defesa Civil e também da concessão da Medalha da Defesa Civil.
Foram entregues o troféu “Destaque 25 Anos” para duas pessoas que tiveram atos de coragem num momento de tragédia. Um foi para o motorista Edson Francisco de Castro que, em outubro passado, controlou sozinho com seu caminhão-pipa, um incêndio nas imediações das obras do Trecho Oeste do Rodoanel, evitando que o fogo atingisse as residências próximas ao local. O outro troféu foi entregue ao garoto Jocsã de Araújo Barros, de 9 anos, que em janeiro de 2000 salvou a irmã, então com 2 anos, e o primo recém-nascido de uma enchente, segurando-os no telhado de sua casa. A entrega foi feita pelo coordenador da Defesa Civil e secretário-chefe da Casa Militar, Cel. PM Olavo Sant´Anna Filho.
Alckmin elogiou o ato de heroísmo do menino Jocsã. “Quando se fala de heróis, vem logo a cabeça os super-heróis. Não sei se ele se inspirou no Batman, no Homem-aranha, ou em algum Pokémon, o fato é que sobrou coragem ao Jocsã para salvá-los da enchente”. O governador em exercício também elogiou o motorista Edson. “O que não consegue um homem quando tem rapidez no uso de sua imaginação? ‘, questionou.
Comparando as tragédias da natureza à vida administrativa, Alckmin disse que Covas, quando assumiu o governo, encontrou-o como uma terra arrasada pela incúria. “Mas tal como a Defesa Civil, abrindo estradas, construindo pontes, levantando casas, conseguiu rapidamente pôr as coisas em ordem dando um grande exemplo para todo o Brasil. O que não foi diferente com o Fundo Social de Solidariedade que foi reerguido por Lila Covas’.

Covas

O governador licenciado Mário Covas agradeceu a homenagem feita pela Defesa Civil a ele e sua esposa. “Isso é alguma coisa que a gente vai acumulando no acervo de finezas que a gente recebe durante o governo”. Destacou que ele e sua esposa não têm nenhum ato de heroísmo explícito mas gostaria de ter passado por um episódio como a do menino Jocsã. “Mas não é possível a gente ter esta história, é preciso que a gente valorize quem tenha esta história e é o que está acontecendo aqui”.
Sobre os 25 anos da Defesa Civil, Covas disse que mais de mil obras foram feitas pela entidade em circunstâncias desfarováveis. “Nós queremos, eu e minha mulher, parabenizar vocês e dizer que vocês firmaram um rumo aí, enfatizaram a chegada desses 25 anos com muita expressão e portanto a gente fica muito orgulhoso disso. Não é para mim que vocês fazem isso é para a população de São Paulo”.
O governador licenciado ironizou uma nota publicada nos jornais dizendo que ele estava lá indevidamente “ocupando espaço que não devia ocupar”. Ressaltou que uma das melhores decisões que tomou em sua vida política foi escolher Geraldo Alckmin como seu vice. “Até hoje eu me louvo e, mais do que isto, fico na certeza de que o tempo que for preciso ele toca isto aqui com todas ações que tocou até agora. Com esta simpatia que é portador, com este jeito dele, com esta capacidade de comunicação que fica entre o próximo e o distante. Mas na realidade é diferenciada e que encontra uma enorme empatia em todo mundo. E sobretudo na sequência de atitudes corretas que ele toma”.