Alckmin assina decreto que oferece proteção de preços a agropecuaristas

O contrato é válido para quatro atividades: milho, soja, café e boi gordo

ter, 16/10/2012 - 17h58 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assinou um decreto que institui o projeto “Financiamento do Custeio Agropecuário Atrelado a Contrato de Opção”. Com a iniciativa, o governo do Estado oferece aos produtores proteção de preços e garante que não haja desequilíbrio entre os custos de produção e os de venda.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

Por meio do contrato de opção atrelado a financiamento, feito no Banco do Brasil, os agropecuaristas definem os preços de seus produtos antes que haja a colheita. Se, no momento da venda, o valor definido anteriormente estiver abaixo do mercado, o produtor exerce o contrato de opção e recebe a diferença. Caso o preço esteja acima, nada ocorre, uma vez que ele já foi remunerado.

Para aderir ao contrato de opção o produtor paga metade do prêmio, cujo valor é definido conforme previsão da Bolsa de Valores. A outra metade é proveniente do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. Estão destinados, inicialmente, R$ 6 milhões do Estado para essa finalidade.

“Hoje há dois grandes riscos na atividade agropecuária: intempéries climáticas e preços. Para o primeiro caso, o Estado já oferecia a subvenção ao prêmio do seguro rural desde o ano-agrícola 2003/2004. O ideal é que os dois sejam combinados, para que o produtor tenha uma proteção mais efetiva”, orienta o secretário-executivo do Feap, Fernando Aluizio Penteado.

Do Portal do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Agricultura