Alckmin assina decreto para preparativos do Ano da Itália no Brasil

No âmbito estadual, acordo dá início à coordenação do evento intitulado Momento Itália-Brasil

ter, 03/05/2011 - 9h00 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 16h22)

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta terça-feira, 3, um decreto autorizando a criação de um grupo de trabalho que será responsável pela coordenação dos preparativos, em âmbito estadual, para o Ano da Itália no Brasil, intitulado Momento Itália-Brasil (MIB). O evento, firmado pelos governos dos dois países, acontecerá entre os meses de outubro de 2011 e junho de 2012 e terá como objetivo consolidar os sentimentos de afinidade entre os dois povos e deve envolver 25 milhões de descendentes italianos residentes no País, sendo cerca de 13 milhões só no Estado de São Paulo.

“É um motivo de alegria termos hoje assinado este decreto. Ciccilo Matarazzo dizia que o Brasil é filho de Portugal, mas que São Paulo é filho da Itália, tamanha a presença da comunidade italiana no Estado. Há pouco mais de um século, a cada três paulistanos na capital, um era italiano ou descendente. A Itália teve uma grande participação no desenvolvimento do Estado , primeiro em uma época difícil dos imigrantes, na época do café, depois na industria”, afirmou o governador Geraldo Alckmin.

Ao todo, 12 secretarias de Estado estão envolvidas no GT. Cada uma delas será responsável pela organização de eventos e projetos relativos ao MIB. A coordenação deste Grupo de Trabalho está a cargo da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais. Já está sendo produzido um site, que ficará hospedado no Portal do Governo, sobre os eventos do MIB em São Paulo.

O evento que marcará a abertura do Ano da Itália no Brasil em São Paulo será um concerto do quarteto da OSESP na Sala São Paulo, marcado para o dia 16 de outubro. Os músicos executarão obras de compositores italianos na primeira parte do espetáculo e Villa-Lobos na segunda parte.

Ainda na área cultural será realizado o programa “Circulando Ópera”, no qual ao menos 21 cidades contarão com a representação da ópera La Traviata de Verdi. As cidades são Atibaia, Bragança Paulista, São José do Rio Preto, Cerquilho, São Sebastião, Paraguaçu Paulista, Dois Córregos, Santa Cruz do Rio Pardo, Americana, Itatiba, Espírito Santo do Pinhal, Lorena, Santa Bárbara D’Oeste, Val Paraíso, Mogi das Cruzes, Jundiaí, São João da Boa Vista, Fernandópolis, Sorocaba, Embu das Artes, Indaiatuba.

Além dos eventos culturais, o Ano da Itália no Brasil será marcado por diversos seminários comerciais, intercâmbios técnicos e tecnológicos em diferentes áreas do conhecimento. Caberá ao Estado de São Paulo a realização do evento de encerramento do Ano da Itália no Brasil. A expectativa é que seja realizado um grande evento popular.

Da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais