Alckmin assina convênio para obras de controle de enchente na Vila Itaim, zona leste da Capital

Investimentos de R$ 80 milhões preveem obras de um sistema de drenagem e de 2,4 km de ciclovia

qui, 12/09/2013 - 11h23 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, 12, o governador Geraldo Alckmin liberou R$ 80 milhões para obras do controle de enchente na Vila Itaim, em São Miguel Paulista, zona leste da Capital. Na ocasião, Alckmin também assinou convênio de recursos de compensação ambiental com o prefeito Fernando Haddad.

“O rio Tietê acaba inundando as casas aqui da região. Só quem passou por enchente sabe a gravidade do que é o risco de doenças, perdas de bens materiais e risco de vida. Por isso vai ser feito o polder”, disse o governador.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

As obras contemplam a construção de um sistema de drenagem, que terá um polder com reservatório, bombas e rede de microdrenagem para diminuir os riscos de transbordamento do rio Tietê na região. Há também a construção de 2,4 km de ciclovia e a remoção e reassentamento de 280 famílias que ocupam áreas indevidas. “São 2,4 km de polder, uma canal de circunvalação, para poder captar a água da chuva, o reservatório e depois ela é bombeada para o rio Tietê”, explicou Alckmin.

LEIA TAMBÉM
Entenda o que é um polder
Conheça o Daee: apoio em saneamento e preservação de várzeas

As obras de drenagem e a ciclovia são de responsabilidade do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e o investimento será proveniente do Dersa, como compensação ambiental pela execução das obras de implantação da Nova Marginal Tietê, acertada entre o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura.

“Então, você preserva a várzea do Tietê, evita o bairro ser alagado, dá segurança às famílias em relação a sua saúde, às áreas de risco, constrói uma via parque, uma ciclovia e preserva as várzeas do Tietê, que pertencem ao rio”, disse Alckmin.

Em 2010 foi assinado um convênio entre Governo e Prefeitura para a remoção das casas e reassentamento de 280 famílias que estão em áreas de risco, como parte do programa Parque Várzeas do Tietê. A remoção é de responsabilidade da prefeitura e será feita após o início das obras.

Parque Várzeas do Tietê

O Parque Várzeas do Tietê (PVT) tem o objetivo de restabelecer a função das várzeas para o amortecimento de cheias, por meio de ações de proteção e recuperação do ambiente natural. As ações preveem a promoção de usos sustentáveis e compatíveis, tais como parques, vias de trânsito local e ciclovias junto aos limites externos, equipamentos de lazer, turismo, cultura de forma a promover educação ambiental, inclusão social, integração comunitária, proteção e recuperação da flora e fauna.

Do Portal do Governo do Estado