Alckmin apresenta vantagens para investir em SP no Fórum Colômbia-Brasil

Evento organizado pelo BID deverá reunir mais de 500 lideranças políticas e empresariais em Bogotá no dia 4

qua, 03/08/2011 - 8h45 | Do Portal do Governo

(Atualizado em 4 de agosto, às 18h30)

O governador Geraldo Alckmin apresentou nesta quinta-feira, 4, as oportunidades de comércio e investimento no Estado de São Paulo no Primeiro Fórum de Investimentos Colômbia-Brasil. O evento, organizado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), é realizado em Bogotá, capital colombiana. Alckmin também foi recebido pelo presidente do país, Juan Manuel Santos.

O convite para Alckmin partiu do presidente do BID, Luis Alberto Moreno. “Devido à sua reconhecida liderança internacional em uma área de interesse particular, será um prazer tê-lo como palestrante”, registrou Moreno. O BID é um dos principais financiadores de grandes obras paulistas. Apenas nos contratos assinados em 2009 e 2010, o montante supera 1,7 bilhão de dólares. Os valores são aplicados em projetos como a despoluição do Tietê, a Linha 5 – Lilás do Metrô, recuperação de estradas vicinais, e a preservação da Serra do Mar.

Logo após a sessão de abertura, Alckmin apresentou um painel onde detalhou as razões para se investir em São Paulo. O dinamismo econômico do estado, aliado à vanguarda tecnológica e de inovação, seja nas questões tributárias ou ambientais, ganharam destaque na voz do governador.

A Investe SP, principal mecanismo para multinacionais estrangeiras investirem em território paulista, foi outro ponto-chave apresentado por Alckmin. A agência registra hoje 85 projetos em carteira, o equivalente a investimentos potenciais superiores a R$ 22,5 bilhões e à geração de 42 mil empregos diretos e 180 mil indiretos. Alckmin aproveitou a presença do presidente colombiano, Juan Manuel Santos, para convidá-lo a liderar uma missão empresarial ao estado de São Paulo.

Outro compromisso da agenda de Alckmin foi a reunião com governadores sobre segurança pública e mobilidade urbana. A ocasião reuniu mandatários do Ceará, Distrito Federal e Pernambuco, pelo Brasil, e Cundimarca, Atlântico, Atioquia, Santander e Valle, pela Colômbia, além do ex-Prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa, e do diretor-geral da polícia colombiana, General Oscar Naranjo.

Alckmin destacou as iniciativas paulistas mediante os indicadores alcançados: São Paulo é a metrópole no hemisfério sul, com população superior a três milhões de habitantes, com menor taxa de homicídio. Entre 1998 e 2008, São Paulo teve a maior queda no índice de homicídios entre todos os 27 estados brasileiros. A capital passou de 39,7 por 100 mil habitantes em 1998 para 9,52 no primeiro trimestre de 2011 – para efeito de comparação, o Brasil tem uma taxa de 26,4.

A agenda do governador em Bogotá se encerrou com reuniões com o presidente do BID e com o ministro do comercio da Colômbia, Sergio Díaz Granados.

Serviço
Primeiro Fórum de Investimentos Colômbia-Brasil
Painel “Oportunidades de Comércio e Investimento entre Brasil e Colômbia”, com o governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin
Data: 4 de agosto, às 10h15
Local: Club El Nogal – Cra. 7 N° 78-96 – Bogotá – Colômbia

Da Casa Civil