Alckmin anuncia unidade para policiamento nas marginais Pinheiros e Tietê

3ª Companhia contará com 160 policiais militares e será responsável pelo policiamento nos 43 quilômetros das vias

qui, 21/07/2011 - 9h00 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 17h20)

O governador Geraldo Alckmin e o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto anunciaram nesta quinta-feira, 21, a criação da 3ª Companhia do 2º Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) na capital. A nova unidade será responsável pelo policiamento nos 43 quilômetros das marginais Tietê e Pinheiros.

“É um policiamento permanente, que fará a proteção e a segurança das marginais Tietê e Pinheiros. Ele vai ajudar também na fluidez do tráfego, promover segurança, com motocicleta – que é muito ágil -, automóveis, apoio do grupamento Águia, tecnologia, tudo isso ao longo dos 43 quilômetros das marginais”, afirmou o governador.

Para realizar esse trabalho, a 3ª Companhia contará com 160 policiais militares. O efetivo terá à disposição 48 motocicletas, dez automóveis, quatro guinchos e uma base móvel. Além disso, a tropa poderá acionar o helicóptero Águia quando necessário.

Os policiais terão o auxílio da tecnologia, com seis radares móveis e 48 localizadores automáticos de veículos (AVL, na sigla em inglês) – um para cada motocicleta, facilitando a comunicação e identificação da viatura mais próxima de uma ocorrência.

As duas marginais somam uma área de 43 quilômetros, desde a divisa com a Rodovia Ayrton Senna, na região da Penha, Zona Leste, até o final da avenida das Nações Unidas, em Interlagos, na Zona Sul.

Durante apresentação da criação da 3ª Companhia do 2º Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Alckmin também falou dos novos canais no Twitter e no Facebook: PMnasmarginais. Trata-se mais um serviço de comunicação entre os cidadãos e a Polícia Militar para aprimorar o policiamento nas marginas Tietê e Pinheiros.

História

A criação da 3ª Companhia do 2º Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) tem como objetivo fazer o mesmo trabalho que o extinto 3º BPTran fazia, até a extinção do CPTran, em 2001, recriado em abril do ano passado.

Hoje, com dois batalhões de trânsito, o CPTran realiza ações em toda a capital, tendo como objetivo a segurança da população, através da visibilidade e da fluidez de trânsito.

Da Secretaria da Segurança Pública