Alckmin anuncia queda de 86% nos casos de dengue no Estado

Divulgação do balanço foi feita pelo governador em ação de combate à dengue na capital

qua, 06/04/2011 - 9h00 | Do Portal do Governo

(Atualizada às 13h15)

O governador Geraldo Alckmin e o titular da pasta da Saúde, Giovanni Guido Cerri, estiveram no bairro de Campo Limpo, na capital, onde vistoriaram residências. A ação, realizada nesta quarta-feira, 6, faz parte da Semana Estadual de Combate à Dengue, que mobiliza até sexta-feira, em todo o Estado, 25 mil profissionais, com objetivo de orientar os paulistas sobre a importância de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Esta área da capital é considerada prioritária no combate à doença. Além disso, por todo o Estado estão sendo realizadas atividades de intensificação de busca e eliminação de focos do mosquito casa a casa, orientação para a população, vistoria de escolas, pedágios educativos e arrastões, entre outras ações (veja aqui  programação completa).

“A boa notícia foi a enorme queda do número de casos de dengue no Estado só nesse primeiro trimestre. Caiu 86% o número de casos de dengue. Nós tivemos no primeiro trimestre do ano passado 108.200 casos de dengue no Estado de São Paulo. Nesse mesmo trimestre, este ano, nós tivemos 14.900 casos da doença”, anunciou Alckmin.

Balanço atualizado da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo aponta que o número de casos de dengue no primeiro trimestre deste ano foi 86% menor do que o registrado no mesmo período de 2010. De janeiro a 31 de março houve 14,9 mil casos confirmados da doença e notificados pelos municípios por intermédio do Sinan (Sistema de Informações de Agravos de Notificação), contra 108,2 mil nos três meses iniciais do ano passado. Até o momento foram registradas quatro mortes por dengue autóctone, transmitida dentro do Estado. Ao longo de todo o ano de 2010 foram 138 óbitos por dengue.

“Um esforço gigantesco vai ser feito: Estado, prefeituras municipais, sociedade civil, para fazer o único combate que nós temos hoje para fazer à doença, que é combater o hospedeiro intermediário, que é o aedes aegypti, que é o mosquito que transmite o vírus. Então é eliminar os focos de mosquito, que é água parada”, declarou o governador sobre as medidas que estão em andamento.

Ações

A Secretaria também programou nesta semana a distribuição de cerca de 500 mil panfletos em praças de pedágios de rodovias administradas pela Dersa e pelas concessionárias Colinas, SPVias e AutoBan. Outros 20 mil cartazes sobre a semana estadual foram distribuídos aos municípios para dar visibilidade à campanha.

“Este é um momento crucial para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. O calor ainda persiste e as chuvas diminuíram. É preciso que todos estejam atentos para remover os recipientes com água parada, eliminando possíveis criadouros nas residências”, diz o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri.

No último dia 30 a Secretaria, em parceria com a operadora de telefonia celular Vivo, iniciou o envio de um milhão de torpedos com alertas sobre combate à dengue por todo o Estado, com ênfase nas regiões da Baixada Santista, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, áreas do estado com histórico de forte transmissão da doença.

Da Secretaria da Saúde