Alckmin anuncia Projeto de Despoluição do Rio Pinheiros

Aviso de Pauta - Quinta-feira, dia 1º

ter, 30/01/2001 - 19h49 | Do Portal do Governo

O governador em exercício, Geraldo Alckmin, e o secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli, anunciam, nesta quinta-feira, às 10 horas, no Projeto Pomar, a limpeza do Rio Pinheiros, através de tecnologia inédita. O ‘Sistema de Flotação e Remoção de Flutuantes para a Melhoria das Águas do Rio Pinheiros’ já vem sendo testado através de uma estação piloto que fornece água para a irrigação dos canteiros do Projeto Pomar, uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente para recuperar a vegetação das marginais em parceria com empresas privadas.

A tecnologia que será utilizada é inédita e envolve a instalação de sete estações no próprio leito do rio e nos seus principais afluentes. O sistema de flotação é um conjunto de técnicas que permite a aglutinação da sujeira em flocos, a injeção de oxigênio no leito do rio e a flutuação do lodo formado que é removido e levado para tratamento em estações convencionais.

O sistema vem sendo testado com sucesso também em dois canais na praia da Enseada, no Guarujá e nos lagos dos parques da Aclimação e do Ibirapuera, onde os resultados já são visíveis.

Data: Quinta-feira, dia 1º de fevereiro de 2001
Horário: 10 horas
Local: Projeto Pomar
Avenida Guido Caloi, logo após a ponte João Dias.