Alckmin anuncia Programa da Agricultura de Interesse Social

Iniciativa regulamenta a compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar tradicional, assentados e quilombolas pelo próprio Governo do Estado

qua, 06/07/2011 - 15h00 | Do Portal do Governo

Uma boa notícia para os agricultores da agricultura familiar tradicional, assentados ou quilombolas: o governador Geraldo Alckmin assinou na última sexta, 1o. de julho, o projeto do Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS).

O texto final assinado pelo governador é resultado do trabalho do Conselho Intersecretarial Gestor do Estado de São Paulo, criado e organizado pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania (SJDC), por meio da titular da pasta, secretária Eloisa Arruda, e pela Fundação Itesp. “O objetivo é potencializar a comercialização da produção agrícola de assentados, quilombolas e agricultores familiares tradicionais, explorando oportunidades dentro do próprio governo do Estado e alinhavando parcerias”, afirma Marco Pilla, diretor executivo do Itesp.

Ou seja, o governo, que é um grande comprador de alimentos, irá se comprometer, a partir de agora, a comprar parte da produção vinda dos agricultores familiares tradicionais, assentados, quilombolas, pescadores e indígenas.  

A iniciativa da SJDC e do Itesp foi sendo desenvolvida, desde o início do ano, junto às outras secretarias, órgãos e entidades do governo. A integração de todas as esferas de governo é a principal meta.  “Com isso conseguiremos resultados mais efetivos, de forma rápida e com o menor custo possível, potencializando nossas ações”, ressalta Pilla. O projeto do Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social segue agora para a Assembléia Legislativa para aprovação.

Histórico

Ao longo de quatro meses, 12 secretarias de Estado – além da própria Secretaria da Justiça e da Casa Civil – foram visitadas pelo diretor executivo do Itesp e pela secretária da Justiça, Eloisa Arruda. As oportunidades de comercialização mais viáveis foram identificadas junto às secretarias de Saúde, Educação, Administração Penitenciária e Desenvolvimento Social – todas grandes compradoras de alimentos. Com as demais secretarias – Habitação, Saneamento e Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Emprego e Relações do Trabalho, Esporte, Lazer e Juventude, Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cultura, Agricultura e Abastecimento – foram identificadas possibilidades de parcerias principalmente em infraestrutura, lazer e cultura. “Trata-se de uma iniciativa que vem beneficiar todos os envolvidos e que tem custo mínimo, já que envolve as esferas dentro do próprio Estado”, afirma Pilla.

Do Itesp