Alckmin anuncia obras de educação e transportes na Região do Alto Tietê

Na manhã desta quarta-feira, dia 22, o governador Geraldo Alckmin esteve no munícpio de Itaquaquecetuba

qua, 22/03/2006 - 13h40 | Do Portal do Governo

A região do Alto Tietê, na Grande São Paulo, vai receber uma Faculdade de Tecnologia (Fatec) e uma Escola Técnica Estadual (ETE). Na manhã desta quarta-feira, dia 22, o governador Geraldo Alckmin esteve no município de Itaquaquecetuba, onde visitou o prédio cedido pela prefeitura para construção da Fatec, que deverá atender toda a região do Alto Tietê.

A unidade será construída no edíficio que abrigou o colégio São Paulo, no bairro Monte Belo. O terreno foi alugado pela prefeitura para uso da Fatec. Ele fica próximo da divisa com os municípios de Suzano e Poá.

De acordo com a Laura Laganá, superintendente do Centro de Paula e Souza, o prédio será reformado e adaptado e as aulas deverão ser iniciadas a partir de 2007.

Alckmin destacou que inicialmente a Fatec de Itaqua terá um curso com 80 vagas, que será definido a partir de conversas com as indústrias e setor produtivo da região. “Cerca de 95% dos alunos que saem das Fatecs estão empregados”, disse o governador.

Em seguida, Alckmin foi para Suzano onde autorizou a implantação de uma Escola Técnica Estadual (ETE). A unidade será construída no prédio do antigo Cefam, que foi cedido pelo Governo do Estado.

O governador explicou que o Cefam era responsável para se obter o diploma da escola normal para exercer o magistério. Com a LDB (Lei de Diretizes e Bases), que obrigou os professores a terem curso superior, o prédio perdeu a função. Esses prédios estão recebendo uma outra destinação como abrigar uma ETE.

Ele ressaltou ainda que a LDB também foi correta quando equiparou o ensino técnico ao ensino médio, e hoje os estudantes do ensino médio podem cursar também uma escola técnica já a partir do segundo ano e obter em 18 meses o diploma técnico. O governador destacou que 75% dos alunos que já saem das ETEs conseguem empregos

Essa será a 125ª ETE do Estado e a segunda da região Alto Tietê que também terá  uma em Ferraz de Vanconcelos. Atualmente já há uma em Mogi

Como o prédio já estava pronto, só serão necessárias algumas adaptações e instalações de laboratórios. O vestibulinho deve ser realizado já no meio desse ano com início das aulas no segundo semestre.

“Como é feito com a Fatec, também vamos ouvir o setor produtivo e verificar a demanda para a implantação dos cursos”, afirmou Alckmin.

Ligação da SP-66 à Rodovia Ayrton Senna

Sobre a obra que vai beneficiar os municípios de Poá, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, e Itaquaquecetuba. O governador destcaou que a obra é grande e envolve diversos cidades da Região Metropolitana. Informou que a concorrência pública foi aberta no dia 18 de março e que no dia 25 de abril deverão ser entregues a propostas, em seguida será assinado o contrato e início das obra.

Também informou que a Rodovia Índio Tibiriça que está  em obras deverá ser entregue em dezembro deste ano  e no mês de maio será entregue a Mogi -Bertioga

Cintia Cury /Carlos Prado