Alckmin anuncia novo horário da Linha 4-Amarela

Estações Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã do Metrô passam a funcionar até às 21h de segunda a sexta-feira

qua, 29/06/2011 - 8h14 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 13h12)

O governador Geraldo Alckmin anunciou, nesta quarta-feira, 29, que a operação comercial das estações Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã da Linha 4-Amarela foi estendida até as 21h, de segunda a sexta-feira. O novo horário de funcionamento da Linha 4-Amarela foi anunciado durante a vistoria da nova estrutura da estação Pinheiros da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que passou por várias intervenções para atender o incremento de usuários que passarão a utilizar a integração entre metrô e trem.

No evento, Alckmin também anunciou que a entrega de mais duas estações será antecipada: “Nós vamos antecipar em 30 dias duas estações novas: a estação República e Luz. Estavam programadas para outubro, elas virão para setembro e aí o horário vai para meia-noite e todos os finais de semana”, disse o governador.

Pronta para circular até as 24 horas, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos optou por operar a Linha 4-Amarela até as 21 horas, o que possibilita mais tempo para testes de operação em toda a linha, incluindo as estações República e Luz. Com a medida, será possível garantir a entrega das novas estações (República e Luz) no próximo mês de setembro e assim antecipar a integração com as linhas 3-Vermelha (Palmeiras/Barra Funda-Corinthians/Itaquera) e 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi).

Segundo o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, ao invés de atender cerca de mais 10 mil passageiros/dia, com a operação até as 24 horas, ao antecipar a entrega das estações República e Luz, o Metrô passará a beneficiar cerca de 150 mil passageiros a mais por dia. “Finalizando a instalação de alguns equipamentos e detalhes da comunicação visual, acabamento e limpeza, as estações República e Luz estarão praticamente prontas”, destacou o secretário.

Próxima etapa

Até setembro, o Metrô de São Paulo contrata a segunda fase da Linha 4-Amarela, que compreende a complementação das estações Fradique Coutinho, Oscar Freire, Higienópolis/Mackenzie, São Paulo/Morumbi e a implantação de mais 1,5 km de linha da estação e do terminal de ônibus de Vila Sônia. A segunda fase da linha, que inclui a aquisição de mais 15 trens pela concessionária Via Quatro, será entregue gradativamente à população até 2014 e atenderá a mais de 900 mil passageiros/dia.

Novas instalações da Estação Pinheiros, da Linha 9-Esmeralda

Além do anúncio do novo horário, o governador e o secretário dos Transportes Metropolitanos aproveitaram a ida à Estação Pinheiros, e foram até a Linha 9-Esmeralda da CPTM, para também vistoriar a nova estrutura do local. A fim de receberem o incremento de usuários que passarão a utilizar a integração entre trem e metrô, as instalações da estação Pinheiros sofreram intervenções para ampliarem sua estrutura física.

“(Há) banheiros, banheiros para deficientes, escada rolante. Foi ampliada a estação, modernizada, elevador, acessibilidade. E dizer que a linha 9 vai receber ainda este ano mais quatro trens, que são 32 carros, e o ano que vem mais quatro. Oito trens no total. Oito vezes oito: 64 vagões a mais. E essa linha 9 ela vai até Grajaú, ela ganhará mais duas estações e seis km a mais de ferrovia. Nós estamos licitando agora o projeto executivo e a obra começa o ano que vem. Então teremos a estação Mendes e Varginha”, declarou Alckmin.

A nova edificação conta agora com um mezanino (área de entrada) mais acessível. Com a reforma, os usuários têm acesso à plataforma por meio de quatro escadas rolantes e de um elevador específico para deficientes, idosos, pessoas com criança de colo e gestantes.

Outra importante alteração foi a ampliação da plataforma que ganhou mais 90 metros de extensão, promovendo uma melhor distribuição dos passageiros e garantindo mais organização no momento do embarque. Por ser uma estação de integração, há banheiros públicos e exclusivos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Junto com as obras da estação também foi concluída a passarela externa sobre a marginal Pinheiros, que estava funcionando parcialmente. Feita em aço, com pilares em concreto, telha metálica e fechamento em vidro, a passagem tem 57 metros de extensão.

Extensão da Linha 9-Esmeralda

A CPTM prossegue com a ampliação da Linha 9-Esmeralda entre Grajaú e Varginha, com 4,5 km e estimada previamente em cerca de R$ 260 milhões. Os projetos básico e executivo estão em fase de contratação. Se todas as fases correrem dentro dos prazos (contratações dos projetos básico e executivo e licitação da obra), as obras devem começar em 2012.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos