Alckmin anuncia criação da primeira faculdade estadual da zona Leste

Também na região, em breve, será iniciada a construção de mais uma unidade profissionalizante

sáb, 03/02/2001 - 14h20 | Do Portal do Governo


O governador em exercício Geraldo Alckmin e o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Aníbal, anunciaram para março o início das obras da primeira Faculdade de Tecnologia, pública e gratuita, da Zona Leste, na Capital. O anúncio foi feito neste sábado, dia 3, durante a cerimônia de início das obras do Centro de Formação Profissional em Guaianazes. Ao lado do ministro da Educação, Paulo Renato Souza, Alckmin também declarou que em dois meses será iniciada uma nova unidade profissionalizante naquela região, na Fazenda da Juta, bairro de Sapopemba.
O governador em exercício destacou que a qualificação profissional é a melhor maneira de estimular a criação de empregos. ‘Estes programas de capacitação são fundamentais, porque é um desafio arrumar emprego numa região tão grande como esta’. Alckmin lembrou que a Zona Leste é bastante populosa. ‘São 4 milhões de habitantes, um número maior do que o da população do Uruguai. Por isso, esta região está merecendo o carinho e a atenção do governador Mário Covas’.
A criação de um terceiro centro de formação profissional, no bairro do Itaim Paulista, segundo o governador em exercício, está sendo viabilizada e depende de um acordo com a prefeitura municipal. As conversações para definir a parceria deverão ser realizadas na próxima semana.
José Aníbal informou ainda que estão programadas as construções de dez unidades destas escolas técnicas na Grande São Paulo e 17 no interior do Estado. ‘Pretendemos que isso ocorra nos próximos dois anos, sob a coordenação do Centro Estadual de Educação Paula Souza (CEETEPS), vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado’, enfatizou.
A cerimônia de criação do Centro de Formação Profissional de Guaianazes foi iniciada com uma oração coletiva para o governador licenciado Mário Covas. Puxada pelo padre Antônio Luiz Marchione, conhecido como ‘Padre Ticão’, a oração foi em intenção do pronto restabelecimento de Covas. Líder comunitário do bairro, o padre também propôs que a primeira faculdade da Zona Leste, receba o nome de Mário Covas, numa homenagem ao pai do governador licenciado.
‘Padre Ticão’ declarou que espera contar com a presença de Covas no próximo sábado, quando serão entregues 844 unidades habitacionais, na Zona Leste, construídas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (CDHU).
Sobre a construção da escola técnica o padre disse que há anos a comunidade vem lutando por um centro de formação profissional, e a iniciativa é uma resposta conjunta da comunidade e do governo paulista na busca de trabalho e renda. “O morador da periferia deixa de conseguir emprego por falta de qualificação. Mas, o governo Covas tem dado respostas às principais reivindicações da Zona Leste e mostra a preocupação com a educação dos nossos trabalhadores’.
A parceria entre os governos federal e estadual para a implantação da obra foi elogiada pelo ministro da Educação, Paulo Renato. Segundo ele, ‘os cursos técnicos vão gerar maiores oportunidades de especialização e atualização profissional, para a população local competir no mercado de trabalho em busca de melhores empregos e salários’.
Durante o evento, Alckmin recebeu um pedido da comunidade para que o Governo do Estado crie o Memorial da Zona Leste. Este espaço teria a finalidade de preservar a identidade dos imigrantes nordestinos, grande maioria dos habitantes da região. E funcionaria como um centro de resgate cultural, artístico e histórico. Segundo o governador em exercício, a proposta será estudada.

Características da escola técnica

A conclusão do centro, prevista para 2002, dará acesso à 1.400 vagas, já no primeiro ano de funcionamento. Destas, 840 vagas serão oferecidas em 29 cursos de nível básico (qualificação e requalificação de trabalhadores) e 560 para o nível técnico nas áreas de Eletrônica, Edificações, Administração e Nutrição. A proposta da criação da escola partiu de lideranças da região, como do ‘Padre Ticão’ e dos voluntários da Comunidade Kolping-São Francisco, uma ONG que desenvolve trabalhos sociais.
O terreno e a manutenção da escola são de responsabilidade do Governo do Estado e os recursos para sua construção, do Governo Federal e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). A unidade será a 100ª escola técnica do CEETEPS – que está completando 31 anos de existência – desenvolvendo educação tecnológica no ensino médio e superior. Possui hoje 99 escolas, sendo 35 de ensino agrícola e 64 nas áreas industrial e de serviços, além de nove Faculdades de Tecnologia, distribuídas em 82 municípios do Estado de São Paulo. Atende cerca de 87 mil alunos, formando a maior rede pública de ensino técnico e tecnológico gratuito da América Latina.

Takao Miyagui / Leda Ponciano