Alckmin anuncia ampliação do programa Escola de Tempo Integral

Projeto atinge 500 escolas estaduais e beneficia quase 140 mil alunos

qui, 12/01/2006 - 13h04 | Do Portal do Governo

Quinhentas escolas públicas aderiram ao projeto Escola de Tempo Integral.  O anúncio foi feito nesta quinta-feira, dia 12, pelo governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, 

 A adesão das escolas foi voluntária, mediante manifestação expressa da comunidade e do conselho escolar, e superou as expectativas. Quando  foi lançada, em 8 de dezembro, a proposta deveria atender de 140 a 170 escolas, mas devido ao grande interesse em participar, graças ao benefício que o projeto traz aos alunos, este número triplicou.

“A proposta é melhorar a qualidade da escola pública”, disse Alckmin, lembrando que o Governo paulista já deu um passo importante que foi a universalização. “Hoje nós temos mais vagas do que alunos e isso significa oportunidade para todos estudarem”, destacou.

Alckmin lembrou que o Governo paulista está fazendo todo o esforço para  melhorar a qualidade da escola pública. “Capacitação de professores, com a “Teia do Saber”, “Rede do Saber”, Bolsa-Mestrado, Pedagogia),  Programa Escola da Familia e agora com o projeto Escola de Tempo Integral”, disse.

No interior e Litoral, 381 escolas estaduais irão iniciar esta primeira fase, depois de terem passado pela avaliação da equipe técnica da Secretaria da Educação do Estado para saber se estavam aptas a receber seus alunos em período integral. Na Capital e Grande São Paulo, 119 escolas funcionarão no novo sistema.

As Escolas de Tempo Integral irão  funcionar em 216 municípios do Estado, distribuídos em 87 Diretorias de Ensino. Ao todo, o projeto vai beneficiar 138.431  alunos da rede estadual de ensino.

Funcionamento do projeto

 As escolas estaduais  funcionarão em período integral a partir deste ano letivo. Os alunos entrarão às 7 horas da manhã e sairão às 16 horas. Serão oferecidas  três refeições na escola: lanche pela manhã, almoço e lanche à tarde. Mas, a maior mudança, ocorrerá dentro da sala de aula

Pela manhã, aulas de todas as disciplinas do currículo, inclusive Educação Física e Educação Artística. À tarde, oficinas culturais com atividades artístico-culturais (dança, música, teatro e artes plásticas), atividades esportivas (várias modalidades, além de atletismo, ginástica, xadrez e jogos cooperativos), orientação à pesquisa e aos estudos, resolução de problemas matemáticos, hora da leitura, informática, práticas em salas ambiente de ciências físicas e biológicas, práticas de educação ambiental e qualidade de vida, que incluem “lien ch´i” e meditação.

A rotina diária incluirá, ainda, língua estrangeira moderna e filosofia (para trabalhar ética com crianças e a arte de conviver bem, estimulando o respeito e valores morais), além de atividades para desenvolver uma cultura de empreendedorismo e estímulo ao protagonismo juvenil.

Projeto pedagógico

O projeto didático-pedagógico, maior novidade da Escola de Tempo Integral, poderá assumir feições diferenciadas de uma escola para outra, dependendo da realidade cultural, econômica e das necessidades da comunidade.

Hoje, os alunos da 1ª à 8ª série do Ensino Fundamental têm uma jornada escolar de 5 a 6 horas diárias, que passará a ser de 9 horas. A Secretaria da Educação considera que o tempo reservado às aulas e ao estudo é um dos dois fatores mais importantes para melhorar a qualidade do ensino. O outro ponto é o programa de capacitação permanente dos professores, que recebe investimento do Estado de São Paulo, este ano, de cerca de 200 milhões.

– Confira as escolas participantes da Capital, Grande São Paulo e Interior

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação

Macedo Junior