Alckmin anuncia a ampliação dos cursos técnicos do programa Vence

Serão 20 mil vagas para alunos da rede estadual no segundo semestre

ter, 14/05/2013 - 13h25 | Do Portal do Governo

O Governador Geraldo Alckmin anunciou nesta terça-feira, 14, a abertura do edital para o Programa Vence, que une o ensino médio com ensino técnico. As inscrições podem ser feitas a partir de amanhã, 15, via internet. Serão 20 mil vagas para o segundo semestre, com aulas previstas para começar a partir de setembro. O programa, implantado no ano passado, já atende a 37 mil alunos em 336 municípios do Estado de São Paulo. 

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

De acordo com Alckmin, as instituições de educação profissional podem se inscrever e as credenciadas oferecem os cursos. “São cursos muito importantes que variam de um ano a um ano e meio. São dezenas de curso diferentes em centenas de municípios do Estado, proporcionando ao nosso aluno do ensino médio sair com dois diplomas: o diploma do ensino médio e o diploma técnico”, disse.

O  objetivo  do  Vence  é  articular  o  Ensino  Médio  regular  da  rede  estadual  à  educação profissional  técnica. O  programa  é  oferecido  aos  alunos  das  escolas  estaduais  por  meio de duas modalidades, cocomitante e integrada. 

Na primeira delas, concomitante, o aluno frequenta o Ensino Médio em uma das mais de 5.300 escolas da rede e o ensino técnico em uma das instituições credenciadas, no período oposto ao ensino regular. Pela segunda modalidade, integrada, os alunos que frequentam o Ensino Médio têm o curso regular integrado ao Ensino Técnico nas escolas estaduais. Esses cursos são ministrados em parceria com o Centro Paula Souza e o Instituto Federal de São Paulo. 

O governador ainda ressaltou a importância de cursar o ensino médio com o ensino técnico, já que o aluno pode conseguir um emprego e continuar seus estudos. “Tudo de graça, nenhum curso é cobrado. Então uma boa noticia, abertura do edital para nos contratarmos mais de 200 escolas e institutos de educação profissional para oferecerem cursos técnicos gratuitos para os nosso alunos do ensino médio da rede publica do Estado”, finalizou.

Instituições interessadas

A partir da publicação, as escolas interessadas terão 30 dias para preencher o formulário. Em seguida, a instituição deverá entregá-lo, junto aos demais documentos solicitados no edital, à Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), localizada na Avenida São Luiz, nº 99, República, São Paulo. A entrega da documentação pode ser feita de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 17h. 

Do Portal do Governo do Estado