Alckmin almoça com alunos de Escola de Tempo Integral

Projeto beneficia 138.431 alunos da rede estadual de ensino

seg, 13/02/2006 - 13h23 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin almoçou nesta segunda-feira, dia 13, início do ano letivo nas escolas da Rede Pública de Ensino, com os alunos da Escola Professora Olga Benatti, uma das 514 escolas de Tempo Integral. A partir de hoje, os alunos permanecerão nessas escolas das 7 horas às 16h10. “Nós estamos começando hoje um novo tempo da Educação em São Paulo. O Estado tinha 4 horas/aula por dia. O governador Mário Covas passou para 5 horas/aula. Nós passamos para 6 horas/aula no ano passado. E, a partir deste ano, o período noturno, que tinha 4 horas/aula, passou para 5 horas/aula. E 514 escolas já começaram o ano com tempo integral”, afirmou o governador.

Durante visita à escola, Alckmin também entregou o material escolar aos alunos da 5ª série do Ensino Fundamental. Atualmente, todos os alunos da rede pública estadual recebem o material escolar. Os estudantes do Ensino Fundamental ganham uma mochila com cadernos, lápis, caneta, borracha, régua e apontador, giz de cera, lápis de cor e tesoura. Já os do Ensino Médio recebem a mochila com cadernos, lápis, caneta, borracha, régua e apontador.

“É uma economia para os pais. Quem tem muitos filhos sempre tem aquela despesa de papelaria no início do ano, muito caderno, caneta e material que a escola pede. Agora, os alunos ganharam a mochila com todo o material dentro”, destacou Alckmin.

Alunos elogiam aumento de carga horária e almoço

As Escolas de Tempo Integral funcionam em 216 municípios do Estado, distribuídos em 87 Diretorias de Ensino. Ao todo, o projeto beneficia 138.431 alunos da rede estadual de ensino. O investimento do projeto é de R$ 65 milhões/ano.

“É um ganho importante. E eu conversei com os alunos, meninos e meninas, e todos estão muito satisfeitos. Eles estão contentes de ficar o dia inteiro na escola. E os pais mais contentes ainda. A receptividade entre os pais foi muito grande. Nós esperamos, já no meio do ano, chegar a 1.000 escolas de tempo integral”, observou Alckmin.

Marcelo Marques dos Santos, de 14 anos, aprovou o aumento da carga horária. Para ele, que está na 8ª série, a ampliação do horário de aula tira os alunos da rua. O fato de almoçar na escola agradou Marcelo. “A comida é excelente. As tias estão caprichando”, afirmou.

Claúdia Galvão da Silva, de 12 anos, e aluna da 7ª série, também gostou do aumento de carga horária. “Vou aprender mais e a escola ficou melhor porque agora vai ter oficinas, que antes não tinha”, disse.

Os alunos entram às 7 horas da manhã e saem às 16 horas. Serão oferecidas três refeições na escola: lanche pela manhã, almoço e lanche à tarde. Mas, a maior mudança, ocorrerá dentro da sala de aula.

Pela manhã, aulas de todas as disciplinas do currículo, inclusive Educação Física e Educação Artística. À tarde, oficinas culturais com atividades artístico-culturais (dança, música, teatro e artes plásticas), atividades esportivas (várias modalidades, além de atletismo, ginástica, xadrez e jogos cooperativos), orientação à pesquisa e aos estudos, resolução de problemas matemáticos, hora da leitura, informática, práticas em salas ambiente de ciências físicas e biológicas, práticas de educação ambiental e qualidade de vida, que incluem “lien ch`i” e meditação.

A rotina diária inclui, ainda, língua estrangeira moderna e filosofia (para trabalhar ética com crianças e a arte de conviver bem, estimulando o respeito e valores morais), além de atividades para desenvolver uma cultura de empreendedorismo e estímulo ao protagonismo juvenil.

Projeto pedagógico e alteração carga horária

O projeto didático-pedagógico, maior novidade da Escola de Tempo Integral, assume feições diferenciadas de uma escola para outra, dependendo da realidade cultural, econômica e das necessidades da comunidade.

Os alunos da 1ª a 8ª série do Ensino Fundamental passam de uma carga horária de 5 a 6 horas para 9 horas. A Secretaria da Educação considera que o tempo reservado às aulas e ao estudo é um dos dois fatores mais importantes para melhorar a qualidade do ensino. O outro ponto é o programa de capacitação permanente dos professores, que recebe investimento do Estado de São Paulo, este ano, de cerca de 200 milhões.

A escola de período integral funcionará em dois turnos – manhã e tarde. No primeiro turno, será desenvolvido o currículo básico do ensino fundamental, compreendendo os componentes curriculares da base nacional comum e da parte diversificada.

No segundo turno, serão realizadas atividades escolares que ampliarão, por meio de oficinas curriculares, as possibilidades de aprendizagem dos alunos, com o enriquecimento do currículo básico, a exploração de temas transversais e a vivência de situações que favorecem o aprimoramento pessoal, social e cultural do aluno.

Organização do tempo escolar

* jornada escolar de 9 horas diárias;

* carga horária semanal de 33 aulas, com nove aulas diárias, sendo 6 aulas no período da manhã e 3 aulas no período da tarde;

* horário de funcionamento:

* período da manhã: das 7h00 às 12h20, com 20 minutos de recreio;

* almoço: das 12h20 às 13h20

* período da tarde – das 13h20 às 16h10, com 20 minutos de recreio.

Organização do currículo

Currículo básico do ensino fundamental

1ª a 4ª séries

Língua Portuguesa, Educação Artística, Educação Física, História, Geografia, Matemática, Ciências Físicas e Biológicas

5ª a 8ª séries

Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Educação Artística, Educação Física, História, Geografia, Matemática, Ciências Físicas e Biológicas, Ensino Religioso

Oficinas Curriculares

Orientação de Estudos, Leitura e Escrita, Resolução de Problemas Matemáticos, Orientação em Pesquisa, Prática nas salas ambiente de Informática e Ciências Físicas e Biológicas

Atividades Curriculares Artísticas e Culturais

Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança, Música, Pintura, Atividades Curriculares Desportivas, Esportes, Atletismo, Recreação, Jogos

Atividades Curriculares de Integração Social

Educação ambiental e qualidade de vida ( Lien Chi e Meditação), Ética e Filosofia, Cultura Empreendedora

Atividades de Enriquecimento Curricular

Recuperação paralela

Cíntia Cury / Secretaria de Estado da Educação