Alckmin alerta sociedade para o uso nocivo de álcool

Em seminário da Universidade de São Paulo, governador ressaltou a importância da Lei Seca para a redução de acidentes de trânsito

ter, 23/04/2013 - 11h15 | Do Portal do Governo

“Educar para o consumo de álcool, evitar o uso nocivo e evitar a precocidade do uso” foi o alerta dado à sociedade pelo governador Geraldo Alckmin, no 1º Seminário Brasileiro de Resultados sobre Iniciativas para a Redução do Uso Nocivo de Álcool, realizado nesta terça-feira, 23.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Segundo o governador, a contribuição do Estado, que foi a Lei Antiálcool, impactou diretamente na redução de acidentes e mortes no trânsito, diminuindo em 11% os homicídios dolosos, além da boa aceitação da população. “A Lei pegou. 99% dos estabelecimentos comerciais vistoriados [entre outubro de 2011 até abril de 2013] atenderam à lei, isso significa preservar à saúde da população”, afirmou.

ASSISTA AOS VÍDEOS
Homem conta como ficou tetraplégico por causa de motorista bêbado
Voluntários da Direção Segura conscientizam motoristas  

Para o secretário da Saúde, Giovanni Guido Cerri, os acidentes de carro e as violências doméstica e urbana estão em grande parte relacionados com o uso abusivo de álcool, uma vez que segundo levantamento da secretaria da Saúde, 70% dos casos de violência urbana estão ligados ao álcool. “Há uma certa tolerância da sociedade em relação ao álcool, nós precisamos chamar a atenção dos pais para a gravidade dessa questão”, disse o governador.

O seminário tem como objetivo apresentar os avanços do Brasil no tema nesses três últimos anos, após a Organização Mundial da Saúde ter lançado as diretrizes globais para a redução do uso prejudicial do álcool, e alertar a sociedade para o consumo precoce de bebidas alcoólicas.”Quanto mais cedo o jovem começa consumir álcool, mais chance ele tem de se tornar dependente químico”, afirmou Guido Cerri.

Durante o evento, o Instituto de Psiquiatria da USP apresentou uma proposta de implantação da Lei Antiálcool para menores em todo o BrasilEm vigor no Estado de São Paulo desde 19 de novembro de 2011, a lei já fiscalizou mais de 300 mil estabelecimentos e aplicou cerca de 1.300 multas.

Do Portal do Governo do Estado