Alberto Goldman recebe comitiva da Polônia no Palácio dos Bandeirantes

Encontro tratou da ampliação das relações comerciais entre Polônia e São Paulo

seg, 24/08/2009 - 12h35 | Do Portal do Governo

O vice-governador Alberto Goldman recebeu nesta segunda-feira, 24, uma comitiva polonesa liderada pelo vice-ministro da Economia, Adam Szejnfeld. O encontro, realizado no Palácio dos Bandeirantes, na capital, tratou da ampliação das relações bilaterais entre a Polônia e o Estado de São Paulo.

A comitiva polonesa veio ao Brasil conhecer o escritório de representação da região de Wielkopolska que está sendo construído em São Paulo. Essa região é a segunda maior da Polônia, depois de Varsóvia, e a terceira em número de habitantes, com quatro milhões de pessoas.

Szejnfeld observou que a Polônia é um dos países que registra maior crescimento na União Européia e o Brasil é considerado como um dos mais importantes parceiros comerciais para o seu país. “São Paulo é responsável por 40% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O centro de desenvolvimento tecnológico e as inovações estão aqui no nosso Estado”, afirmou Goldman.

O secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento, Luciano Tavares de Almeida, apresentou à comitiva a Investe SP, a agência de fomento do Estado. “Por meio da Investe SP poderemos conhecer melhor os projetos poloneses e assim dar início às conversações”, declarou.

Durante a reunião, Szejnfeld  apresentou alguns números que destacam os investimentos que serão feitos na Polônia nos próximos cinco anos: 100 bilhões de Euros para obras de infraestrutura e outros 50 bilhões de Euros para energia e meio ambiente. O governo polonês abriu processo de privatização de empresas – a maioria delas pertencentes ao setor químico e de fertilizantes. Ao final do encontro, Szejnfeld convidou o vice-governador para levar uma comitiva de empresários paulistas para uma visita à Polônia.

A comitiva polonesa foi formada por Jacek Junosza Kisielewski (embaixador), Marek Wozniak (governador da região de Wielkopolska), Marek Makowski (vice-governador de Wielkopolska), Piotr Maj (primeiro conselheiro da Embaixada da República da Polônia), Jacek Such (cônsul geral da Polônia), Przemyslaw Buczkowski (representante do ministério da Economia) e Wojciech Baczynski (segundo secretário da Embaixada da Polônia).