Ajuda ao próximo: SP acolhe refugiados em casa de passagem

Atendimento é feito na Casa “Terra Nova" que oferece acolhimento para toda rede de políticas públicas; equipamento estadual funciona 24 h

sex, 25/12/2015 - 11h53 | Do Portal do Governo

Para atender as solicitações de refugiados, o estado de São Paulo conta com a Casa de Passagem “Terra Nova” desde 2014. Atualmente, são atendidas pessoas vindas da Síria, Congo, Angola, Bolívia, Camarões, Gana, Guiné e Nigéria. São Paulo é o estado que mais recebe solicitações de refúgio no Brasil, cerca de 26% do total, segundo a Agência da ONU para Refugiados.

O equipamento funciona 24 h e tem capacidade para acolher 50 pessoas. As famílias com filhos de até 18 anos têm atendimento prioritário. O local conta com 11 quartos com banheiros internos, área de convivência, refeitório, lavanderia, copa e salas de atendimento individualizado.

Além disso, oferece apoio social, psicológico e jurídico, atividades de convivência e ocupacionais, orientação profissional, orientação jurídica, atividades culturais, oficina de idioma (língua portuguesa), auxílio para inclusão produtiva e encaminhamentos a redes de políticas públicas necessárias ao empoderamento e fortalecimento dos usuários e da garantia de seus direitos.

A Casa de Passagem “Terra Nova” é gerenciada pela Coordenação Regional das Obras de Promoção Humana (CROPH). O encaminhamento é realizado pelos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS), pela Caritas, Missão Paz e Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania.

SERVIÇO
Casa de Passagem Terra Nova
Rua Abolição, 145, República
São Paulo – SP

Do Portal do Governo do Estado