Ainda dá tempo de tomar vacina contra rubéola

A lista de endereços está em www.cve.saude.sp.gov.br

seg, 22/12/2008 - 8h15 | Do Portal do Governo

A população pode tomar a vacina contra a rubéola mesmo com o término da campanha, que foi direcionada aos paulistas entre 20 e 39 anos de idade. A Secretaria da Saúde recomenda a vacinação para qualquer pessoa nascida a partir de 1960 que não tenha recebido nenhuma dose anterior ou esteja em dúvida se tomou ou não a vacina.

Nos postos de saúde de todo o Estado, é possível encontrar a vacina. Os adultos podem aproveitar e atualizar a caderneta de vacinação, tomando doses que estejam em atraso, contra doenças como hepatite b, sarampo, difteria e tétano.

Quem pretende viajar nessas férias a regiões do Brasil a áreas consideradas de risco de contaminação por febre amarela deve se imunizar 10 dias antes do embarque. A relação de áreas para as quais a vacina é recomendada, bem como a lista de postos que dispõem da vacina contra febre amarela pode ser consultada pelo site www.cve.saude.sp.gov.br.

“É importante que as pessoas se protejam contra doenças transmissíveis tomando gratuitamente as vacinas disponibilizadas na rede pública. Quem não tomou a dose contra a rubéola pode procurar os postos de saúde e receber uma dose da tríplice viral gratuitamente”, afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

Desde 2.000 a vacina contra a rubéola faz parte do calendário nacional de imunização e é aplicada gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A primeira dose deve ser tomada com 12 meses de vida, com reforço entre quatro e seis anos de idade. A Secretaria também indica a vacinação para qualquer pessoa nascida a partir de 1960 que não tenha recebido nenhuma dose anterior.

A doença

A rubéola normalmente é uma doença infecciosa benigna, mas quando ocorre durante a gestação há o risco de Síndrome da Rubéola Congênita, que pode comprometer o desenvolvimento do feto e causar abortamento espontâneo, morte fetal e malformações congênitas como surdez, glaucoma, catarata e diabetes.

Os principais sintomas são febre baixa, manchas no corpo, dores articulares, conjuntivite, coriza e tosse. A vacina contra a rubéola não é indicada para pessoas imunodeprimidas (em tratamento de câncer e aids, por exemplo) e mulheres grávidas. As gestantes poderão ser imunizadas somente após o parto.

Da Secretaria da Saúde