Aids: Secretaria Estadual da Saúde inaugura clínica odontológica para crianças com HIV

Atendimento será no Instituto Emílio Ribas

sex, 01/12/2000 - 10h37 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde, por intermédio do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, realiza nesta sexta-feira, dia 1º, atividades comemorativas ao Dia Internacional de Luta contra a Aids.

Neste ano, a direção e o corpo de voluntários do Instituto escolheram o adolescente como público-alvo. Preocupados com o rumo da doença, as ações do dia mundial deste ano visam conscientizar o jovem entre 14 e 18 anos sobre a necessidade de se prevenir contra a doença. Estima-se que a Aids já tenha matado aproximadamente 96 milhões de pessoas nos últimos 20 anos. Dos 150 mil casos notificados no Brasil cerca de 30 mil foram atendidos no Instituto Emílio Ribas, considerado referência nacional para o diagnóstico e tratamento de doenças infectocontagiosas.

Participam das atividades deste ano os secretários estaduais da Saúde, José da Silva Guedes; da Educação, Rose Neubauer; e alunos dos cólegios Mackenzie, Bialik e Fernão Dias Paes. Entre os eventos marcados para hoje estão a palestra da doutora Maria Clara Gianna, coordenadora-adjunta do Programa Estadual DST/Aids e a inauguração do consultório dentário para crianças portadoras de HIV. O consultório é uma iniciativa da Casa Sol, organização não-governamental que presta atendimento odontológico gratuito a crianças soropositivas, do Centro de Estudos Emílio Ribas e da Diretoria Técnica do Instituto.

Ainda muito discriminado, o portador do vírus HIV tem dificuldade em conseguir atendimento dentário. Com a iniciativa, as crianças serão atendidas por especialistas, em uma tenda onde foi armado o ‘circo’ dentário com brinquedos, computadores e recreacionistas. O projeto é um investimento de R$ 40 mil. Estima-se que aproximadamente mil crianças serão beneficiadas. Os estudantes participam também da soltura de balões com o símbolo da luta contra a Aids e da distribuição de kits educativos/preventivos.

Data: Sexta-feira, dia 1º de dezembro de 2000
Local: Instituto Emílio Ribas – Av. Dr. Arnaldo, nº 165, Cerqueira César – São Paulo-SP