Aids: Programa Estadual DST/Aids promove evento na Casa de Detenção durante o Dia Mundial da Luta Co

Apresentações musicais e grafitagem dos muros do presídio fazem parte da comemoração

qua, 29/11/2000 - 9h53 | Do Portal do Governo

‘O que a Aids tem a ver com a gente?’. Essa é a pergunta que dá nome ao programa que será lançado no dia 1º de dezembro, Dia Mundia de Luta Contra a Aids, por presidiários da Casa de Detenção e jovens dos projetos ‘Fique Vivo’ e ‘Quixote’. Eles estarão refletindo sobre a vulnerabilidade pessoal e social diante do vírus HIV. Durante todo o dia, será realizada a grafitagem do muro da Casa de Detenção (lados interno e externo), além da apresentação do evento Hip Hop Urra! 4.

A comemoração contará com a presença de mais de 250 jovens grafiteiros, rappers, breakers e MCs (mestres de cerimônias). Irão participar as posses (núcleos de hip-hop): Bio Dlest, Casa do Hip Hop de Diadema, Corvo, E.N.D.P., Fique Vivo, Jabaquara Breakers, Jeff, Mago das Cores, Mauá Breakers, Negroatividades, Old New School, R.G., Quixote Art, ECOS (Estudos de Comunicação em Orientação Sexual, GTPOS (Grupo de Trabalho e Pesquisa em Orientação Sexual) e Movimento Nacional de Meninos e Meninas em Situação de Rua.

Presidiários, que participam do projeto de Prevenção as DST/Aids e uso indevido de drogas no sistema prisional de São Paulo, do Programa Estadual DST/Aids-SP, também estarão participando. O grupo realizará atividades de grafitagem do lado interno do muro.

O evento será patrocinado pela coordenação do Programa Estadual DST/AIDS-SP e pela venda de produtos confeccionados pelos participantes, como banners grafitados, bonés e camisetas pintados a mão, além de camisetas com o slogan do evento (confeccionadas pela Comunidade Lua Nova e com silkscreen cedido pela Associação Profissionalizante da Febem/SP e a Vicky Daniel’s). Todos os produtos estarão à venda.

O Projeto Fique Vivo é uma iniciativa do Programa Estadual DST/AIDS-SP, vinculado à Secretaria Estadual da Saúde. O Quixote é um projeto do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Com este evento, os coordenadores dos dois projetos buscam incentivar a autonomia e as potencialidades do adolescente brasileiro, afirmando seu direito à saúde, à vida, à arte e ao lazer. O objetivo é, por meio da arte da grafitagem, falar sobre prevenção da AIDS, direcionando ações visando a promoção da saúde, no aspecto mais amplo, discutindo qualidade e melhoria das condições de vida dos jovens; propondo a discussão da vulnerabilidade social que coloca estes adolescentes em situação de risco social, mais expostos à infecção pelo vírus HIV e oferecendo espaços democráticos que visem a transformação destas realidades individuais.

Esta festa contará ainda com vários movimentos sociais unidos em uma tarefa comum de luta por cidadania, respeito e educação: promover saúde e cidadania entre jovens privados de liberdade ou em situação de rua, por meio do resgate da auto-estima, liberdade de expressão e criatividade, para que eles se tornem cidadãos comprometidos com uma sociedade mais justa, igualitária e ética para todos.

Evento: Hip Hop Urra! 4
Data: 1º de Dezembro de 2000 – Dia Mundial de Luta Contra a Aids
Horário: A partir das 10 horas
Local: Muralha do Complexo Penitenciário do Carandiru – R. Ataliba Leonel – São Paulo
Coordenação: Projeto Fique Vivo (Programa Estadual DST/Aids-SP – Secretaria de Estado da Saúde-SP), Casa de Detenção (Secretaria da Administração Penitenciária) e Projeto Quixote (Unifesp).