Aids: população pode tirar dúvidas e fazer o teste antes do Carnaval

Número de pessoas que fizeram exames de DST/Aids cresceu 34 vezes em seis anos

qui, 29/01/2009 - 11h20 | Do Portal do Governo

Os paulistas estão mais conscientes quanto à importância da realização de testes para detecção precoce de doenças sexualmente transmissíveis. Somente entre 2000 e 2006, o número de exames realizados na rede pública aumentou 34 vezes no Estado de São Paulo, segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde. Em 2000 foram realizados 1.453 testes em todo o Estado, contra 50.727 em 2006.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids, Maria Clara Gianna, detectar precocemente doenças como Aids, hepatite e sífilis é primordial para a manutenção da qualidade de vida do paciente e para evitar problemas como a transmissão vertical (mãe para filho) do HIV e a sífilis congênita. “No caso da Aids, por exemplo, uma das principais causas de óbito é a descoberta tardia da doença”, afirma a médica.

Para facilitar o acesso da população aos testes, o Estado de São Paulo conta hoje com 97 Centros de Testagem e Aconselhamento distribuídos por 60 municípios. Esses serviços são responsáveis pela identificação de 68% dos casos de Aids no Estado.

Os testes são realizados de maneira sigilosa e o resultado dos exames sai em até 15 dias. Em algumas unidades estão disponíveis os testes rápidos para HIV, em que o resultado sai na mesma hora e o paciente já é encaminhado para o aconselhamento e para a realização da contraprova. 

O endereço das unidades está disponível no site http://www.crt.saude.sp.gov.br/resources/crt_aids/pdfs/relacao_cta_estado_de_sp_16jan09.pdf ou por meio do Disk DST/Aids (0800 162550).

Da Secretaria da Saúde