Aids diminui entre jovens adultos em SP, mas aumenta entre idosos

Número de novos casos da doença em pessoas de 15 a 39 anos recuou 35% e notificações de pessoas com mais de 60 anos aumentaram 26%

ter, 14/05/2013 - 8h44 | Do Portal do Governo

O número de casos de jovens adultos com Aids registrou caiu 35% nos últimos 10 anos. No mesmo período, cresceu 26% o número de notificações da doença em pessoas com 60 anos ou mais. De 2001 a 2011, o número de novos casos de contaminação por HIV em pessoas de 15 a 39 anos caiu de 6.669 para 4.338. Em contrapartida, passou de 253 para 311 o número de notificações de Aids entre pessoas de 60 anos ou mais.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Os dados fazem parte do Boletim Epidemiológico do CRT (Centro de Referência e Treinamento) DST/Aids, da Secretaria da Saúde do Estado

A médica Carmen Silvia Bruniera Domingues, do CRT DST/Aids, destaca que a maior parte das pessoas contaminadas na terceira idade é heterossexual. “O diagnóstico tardio pode acontecer por puro preconceito social em relação ao sexo, com demonstração de vergonha por parte do individuo infectado”, diz. Até 2007, a proporção de infecção era de dois homens para cada mulher. A partir de 2008, passou a ser de um homem para cada mulher contaminada.

Um dos fatores que podem explicar o aumento da incidência do HIV entre a população da terceira idade é a mudança comportamental. Com o aumento das atividades sexuais entre pessoas com mais de 60 anos, esta população fica mais vulnerável a doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids.

Atendimento ao idoso

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na capital, possui um ambulatório voltado exclusivamente ao atendimento do idoso. Cerca de 300 pacientes realizam são acompanhados.

No IPGG (Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia), também na capital, são realizadas atividades de orientação sobre as doenças sexualmente transmissíveis e a Aids na terceira idade. Além disto, uma vez por mês, no baile que o Instituto realiza às sextas-feiras, profissionais tiram dúvida sobre o uso de preservativo. Também é possível retirar camisinhas gratuitamente.

Do Portal do Governo do Estado