Águas subterrâneas têm qualidade atestada pela Cetesb; entenda

Indicador de potabilidade serviu de base para a constatação da qualidade em sete aquíferos do Estado em 2015

qua, 13/04/2016 - 13h12 | Do Portal do Governo

As águas subterrâneas do Estado de São Paulo apresentaram boa qualidade em 2015. O indicador de potabilidade avaliado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) constatou que 77,5% das amostras coletadas estavam próprias para consumo humano.

O resultado foi obtido a partir dos dados levantados pela rede de monitoramento da agência ambiental, envolvendo 282 poços tubulares e nascentes, correspondentes a sete aquíferos. A potabilidade das águas subterrâneas brutas é um dos indicadores de qualidade e qualquer desconformidade representa a necessidade de tratamentos adicionais da água, além da cloração, antes de ser distribuída para consumo humano.

Assim, os dados levantados pela Cetesb servem de subsídio para que concessionárias ou prefeituras, por meio de seus departamentos responsáveis pelo abastecimento público de água, tomem as providências necessárias. 

Aproximadamente 80% dos municípios paulistas são total ou parcialmente abastecidos por águas subterrâneas, atendendo uma população de mais de 5,5 milhões habitantes. O uso dessa fonte para abastecimento público tende a aumentar no Estado.

Pela Rede de Monitoramento de Qualidade da Cetesb, são monitorados os Aquíferos Guarani, Bauru, Serra Geral, São Paulo, Taubaté, Tubarão e Pré-Cambriano, com análise de 40 parâmetros físicos, químicos e biológicos. A rede de monitoramento é constituída basicamente por poços utilizados por concessionárias ou departamentos municipais responsáveis pelo abastecimento público de água.

Do Portal do Governo do Estado