Águas de Lindóia, Ipuã e Igarapava solicitam construção casas

As prefeituras estão adquirindo o terreno para posteriormente repassá-lo à CDHU

qui, 16/10/2008 - 21h02 | Do Portal do Governo

O secretário de Estado da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Lair Krähenbühl, recebeu nesta quinta-feira, 16, em São Paulo, o prefeito de Águas de Lindóia, Charles Franco de Godói. Na pauta do encontro, a construção de novas 140 casas no município.

O prefeito explicou que está adquirindo um terreno para a edificação das unidades, no bairro Pimenteis, e que encaminhou o projeto de Lei na Câmara Municipal para a doação da área. “Em breve, após a aprovação da doação do terreno, enviaremos a documentação necessária para a CDHU para, então podermos dar o ponta pé inicial nesta importante obra”, adiantou.

O secretário Lair Krähenbühl encaminhou o pleito para análise da equipe técnica. Ele informou ao prefeito que os novos conjuntos construídos pelo Estado serão entregues averbados, com os moradores tendo a escritura definitiva da unidade. “Adotamos um novo padrão de construção para garantir mais conforto e segurança aos moradores. Os imóveis têm três dormitórios, revestimento cerâmico no piso e azulejos na cozinha e no banheiro, forro PVC e muro divisório entre as unidades, entre outras melhorias”, acrescentou.

Município de Ipuã

O prefeito de Ipuã, Itamar Romualdo, também esteve em audiência com o secretário Lair Krähenbühl para solicitar a construção de novas casas no seu município em parceria com a CDHU. Dentre as 200 novas casas solicitadas, há quarenta destinadas a funcionários públicos, com localização a ser definida. A prefeitura está analisando alguns terrenos para desapropriação. Cento e trinta serão construídas próximas ao centro do município e 30 unidades no bairro da Capelinha.

Desde 2007, na atual gestão, foram entregues 111 unidades da CDHU no município. Outras 30 casas estão em construção também no bairro Capelinha. A solicitação do prefeito será analisada pelas equipes da Secretaria e da CDHU. Para construção das novas casas, a prefeitura precisa doar o terreno para a Companhia, que será responsável pelo repasse de recursos. O prefeito está confiante de que seu pleito será atendido. “A reunião foi proveitosa e acredito que a população de Ipuã será beneficiada”, concluiu o prefeito.

Município de Igarapava

O secretário Lair Krähenbühl também recebeu o prefeito de Igarapava, Francisco Tadeu Molina. A prefeitura planeja construir 300 casas próximas ao bairro Waldir Dib Mattar, em terreno que será doado pela prefeitura. Também foi pedido o apoio da Secretaria para regularizar os empreendimentos José Pimentel e Waldir Dib Mattar, já entregues. O município está estudando a adesão ao Programa Estadual de Regularização – Cidade Legal, que tem como objetivo desburocratizar e agilizar o processo de regularização e averbação de parcelamentos de solo e de núcleos habitacionais, públicos ou privados. Mais de 100 municípios já aderiram ao programa e firmaram convênios com a Secretaria da Habitação.

Da CDHU