Água fluoretada melhora saúde bucal infantil em São Paulo

nd

qua, 23/08/2000 - 18h23 | Do Portal do Governo


Índice de dentes com cáries em crianças de 12 anos em 1998 foi 48% menor que em 1982

Crianças aos 12 anos de idade apresentaram uma redução de 48% no índice de dentes com cáries, de 1982 a 1998, de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde. A informação foi dada pelo governador Mário Covas, nesta quarta-feira, dia 23, durante a abertura do 17º Congresso Brasileiro de Odontopediatria, no Centro de Convenções Rebouças, na região central da Capital.

Para o secretário estadual da Saúde, José da Silva Guedes, a melhora na saúde bucal das crianças com 12 anos deve-se fundamentalmente à fluoretação da água. “Se você pegar a cidade de São Paulo, onde a pobreza é imensa, você tem 68% das crianças aos cinco anos de idade que não têm nenhuma cárie. Isso é, evidentemente, resultado da fluoretação”, ressaltou.

A água que é distribuída para 80% da população do Estado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) é fluoretada. Quanto aos municípios com serviços independentes que ainda não oferecem água fluoretada, o governador se dispôs a estudar maneiras de viabilizar essa possibilidade mediante convênios. “É uma melhora tão substancial para a camada mais jovem da população que é perfeitamente possível que a gente estude uma maneira deles também terem essa defesa”, afirmou. “Acho que há uma porção de frentes que se pode atuar simultaneamente, sem grandes gastos, para melhorar ainda mais esse setor”.

Covas lembrou que ainda há um longo caminho a percorrer. “O ideal seria que a gente pudesse ter dentistas tanto nas escolas quanto na área da saúde”, afirmou o governador. Para o presidente do Congresso, Emil Adib Razuk, o atendimento dentário deveria ser feito nas escolas, já que atenderia uma faixa maior da população, que não precisaria se locomover até as Unidades Básicas de Saúde para ter o serviço. Covas disse que quando o serviço é oferecido nas escolas, tem caráter preventivo, além de atender à criança desde cedo. E destacou que o Qualis, programa do Médico da Família na Capital, tem, além do médico, do agente comunitário e das enfermeiras, dentista. Os profissionais percorrem as casas de cerca de 400 mil pessoas para oferecer serviços de diagnóstico, prevenção e orientação.

O governador foi homenageado com uma placa comemorativa como presidente de Honra do 17º Congresso Brasileiro de Odontopediatria, além de receber diploma e medalha pelos serviços prestados à odontologia brasileira. O evento conta com cerca de mil congressistas, além de professores vindos de todos os Estados do país e do exterior, e que estarão reunidos em São Paulo até o próximo sábado, dia 26, para discutir os problemas que atingem a saúde bucal das crianças no Brasil.

Também participaram da cerimônia de abertura a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lila Covas, o secretário estadual da Comunicação, Osvaldo Martins, o presidente da Associação Brasileira de Odontopediatria, Luiz Antonio Todescan, e o presidente da Associação Paulista de Odontopediatria, Fausto Baddini.