Água de reúso será fornecida a empresas e indústrias

Lançamento do programa será na sede da Fiesp, na Capital.

seg, 05/11/2007 - 9h17 | Do Portal do Governo

No próximo dia 6 de novembro, será lançado o Sabesp Soluções Ambientais, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, na capital. Dentre os produtos oferecidos está a Água de Reúso que consiste no aproveitamento da água proveniente do tratamento de esgotos para fins não potáveis, em indústrias e limpeza de ruas.

Em visita à Mekorot, Companhia Nacional de Israel, Gesner Oliveira, presidente da Sabesp e Luiz Fernando Beraldo Guimarães, da Assessoria da Presidência, conheceram as técnicas para utilização da água de reúso e as inovações neste mercado.

Israel é conhecido internacionalmente como um dos maiores especialistas do ciclo de saneamento com grande racionalização da água, desde a captação à devolução ao meio ambiente em forma de um produto.

O país chega a utilizar 75% da água proveniente do tratamento de esgotos, principalmente nas atividades agrícolas para irrigação.

Um outro fator impressionante é o custo por mil litros de água que chega a ser a metade do valor da água tratada, com grandes vantagens competitivas. “A qualidade da água de reúso produzida em Israel é tão boa que pode até ser adotada no consumo humano”, explica Gesner Oliveira

O uso do produto também é dividido em três categorias: agricultura – com alto nível de potabilidade; jardinagem e limpeza das ruas com menores exigências em termos de qualidade,  para atender necessidades de aplicação pelos clientes.

Além da reutilização, a tecnologia é aplicada para que haja o máximo de aproveitamento. No caso da agricultura, são adotadas técnicas de infiltração da água de reúso em lençóis freáticos para que haja filtragem natural no próprio solo e posterior extração para a irrigação ou consumo como água potável.

Neste caso não há aspersão da água nas plantações para evitar as perdas por evaporação. Os israelenses aplicam o gotejamento à noite e controlam a irrigação por meio de um sistema computadorizado para controlar o tempo e a quantidade necessários conforme cada espécie cultivada.

Em dezembro a Sabesp receberá a visita do Presidente da Mekorot para trocar experiências com o corpo técnico da Empresa brasileira e explorar outros assuntos relacionados à dessalinização, uso de membranas filtrantes e controle de perdas.

Sabesp

(M.S.)