Agropecuária: Preços têm alta de 0,68% na primeira quadrissemana de março

Destaque para os ovos (33,02%), banana nanica (21,65%) e laranja para mesa (11,22%)

qui, 13/03/2008 - 9h05 | Do Portal do Governo

Na primeira quadrissemana de março, o Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR), isto é, recebido pelo produtor, registrou alta de 0,68%. Os produtos de origem vegetal (IqPR-V) e animal (IqPR-A) apresentaram variação positiva de 0,55% e 1,01%, respectivamente.

Destaque para os ovos (33,02%), banana nanica (21,65%), laranja para mesa (11,22%), trigo (9,15%), café (9,13%) e amendoim (9,03). O levantamento é realizado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), um dos seis institutos da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (Apta).

A alta do preço dos ovos é decorrente do abate das matrizes, diminuindo a oferta de ovos, associado ao período de quaresma e início do ano escolar, quando há um aumento do consumo. Para a banana nanica, o aumento do consumo é associado ao início das aulas, que segundo os pesquisadores do IEA é comum neste período, e também uma ligeira diminuição da oferta.

Os produtos que apresentaram as maiores quedas de preços na primeira quadrissemana de março foram tomate para mesa (28,59%), feijão (16,80%), milho (11,31%) e carne de frango (10,67%). A boa produção do tomate fez a cotação do preço cair e essa queda significativa reflete os altos preços praticados nas primeiras semanas do período-base.

Entretanto, nos últimos dias verificou-se uma acentuada recuperação no preço do tomate, em virtude da entrada no mercado de uma variedade de qualidade superior.O preço do feijão teve um recuo no período, devido à entrada da nova safra.

A queda ainda é pequena, porém, a previsão é que sua cotação recue mais nas próximas semanas. Para o milho, a baixa nos preços é em função do período de safra, com boa disponibilidade do produto.Quando a cana-de-açúcar é excluída do cálculo do índice, a variação positiva do IqPR atinge 0,94% e o IqPR-V sobe para 0,87%, influenciados principalmente pelas altas dos ovos, da banana nanica e laranja para mesa.

O aumento no preço da laranja é em virtude das altas temperaturas, que influenciaram negativamente a produção. No caso do café, a alta dos preços acompanhou a cotação do mercado internacional, tendência que se reverteu no final do período analisado.

Leia os dados completos no site do IEA 

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento