Agronegócio: São Paulo sedia II Seminário sobre o Agronegócio Brasileiro e o Mercado Externo

Evento é promovido pelo Itamaraty e Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo

qua, 06/12/2000 - 13h31 | Do Portal do Governo

Será realizado nesta quinta-feira, dia 7, em São Paulo, o II Seminário sobre o Agronegócio Brasileiro e o Mercado Externo – o Pós-Seatle: Perspectivas da Oferta Brasileira e da Demanda Internacional. O evento, que acontece no Memorial da América Latina é organizado pelo Ministério das Relações Exteriores e pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O objetivo é discutir o papel do agronegócio abordando questões como o protecionismo dos principais mercados importadores, a liberalização das normas para a área de serviços, além da falta de uma política interna de incentivo às exportações. Assuntos já abordados inicialmente no primeiro seminário sobre o tema, realizado em julho de 1999. O encontro deste ano pretende institucionalizar um fórum anual para esclarecimentos e mobilização do agronegócio para expandir as exportações desse setor.

A previsão da safra brasileira de grãos de 2000/2001 está em torno de 90 milhões de toneladas, batendo nosso recorde de produção. Isso faz da agricultura um dos setores mais competitivos da economia e de maior excedente exportável no País. Ainda assim, a participação brasileira na exportação mundial nesta área é de apenas 3%, mantendo a estimativa de 1999. O agronegócio representou 41,2% do PIB brasileiro do ano passado. Na ocasião, o valor de nossas exportações foi de US$ 48,01 bilhões sendo o agronegócio responsável por US$ 21,68 bilhões, ou seja, 45,16%. Este número equivalente a apenas 18,08% das importações. Em contrapartida a indústria, que exportou 54,84%, precisou importar 81,92% para produzir.

Data: Quinta-feira, dia 7 de dezembro de 2000
Horário: Das 9 às 18 horas
Local: Auditório Simón Bolívar – Memorial da América Latina – Av.: Auro Soares de Moura Andrade, nº 664, Barra Funda – São Paulo-SP.
Entrada franca