Agronegócio: IV Reunião Itinerante do Instituto Biológico terá apresentação de mais de 50 palestras

Evento acontece entre os dias 26 e 29 de junho em Ribeirão Preto

seg, 25/06/2001 - 11h14 | Do Portal do Governo

A IV Rifib – Reunião Itinerante de Fitossanidade do Instituto Biológico, que acontece entre os dias 26 e 29 de junho em Ribeirão Preto, será marcada pela diversidade de temas.

Serão 56 palestras com respaldo dos trabalhos dos institutos de pesquisa do Estado, de universidades e de empresas. No primeiro dia do evento está prevista a realização do V Encontro sobre Doenças e Pragas do Cafeeiro.

‘O objetivo da Rifib é fortalecer o relacionamento entre o Instituto Biológico e seus parceiros e usuários, em especial os produtores rurais. Para isso, a reunião é itinerante, indo ao encontro dos produtores e discutindo temas levantados por eles diretamente ou por seus representantes com ajuda de sindicatos e cooperativas. Os temas não são definidos pelo pesquisador’, explica o pesquisador Antônio Batista Filho, que faz parte da comissão organizadora do evento.

Um dos destaques deste ano será a apresentação sobre a situação atual e os problemas relacionados com a cigarrinha na cana-de-açúcar. A cana vem sendo colhida crua devido às mudanças no sistema de plantação, o que trouxe um novo tipo de problema, até então conhecido somente no nordeste do país, conta Batista. Além dos temas específicos diagnosticados na região, todas as Reuniões Itinerantes têm alguns temas fixos, como segurança, aplicação de produtos agrotóxicos e cuidados com produtos químicos, que são relevantes para todas as regiões.

Empresas do setor agrícola também participarão do evento para divulgar seus produtos e novas tecnologias desenvolvidas. A reunião acontece no Auditório da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto, rua João Penteado, nº 2.237. A programação pode ser conferida pela internet, no endereço www.biologico.br.