Agronegócio: Estação Experimental de Pariquera-Açu apresenta nova variedade de arroz

Trabalhos de melhoramento da variedade são desenvolvidos no Instituto Agronômico da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios

ter, 08/05/2001 - 15h22 | Do Portal do Governo

No Dia de Campo de Arroz do Vale de Ribeira, a se realizar no próximo dia 10, na Estação Experimental de Pariquera-Açu, será apresentada uma nova variedade de arroz Moti com menor estatura e melhor aproveitamento na
região. A variedade Moti, por suas características, é especial para os pratos da cultura japonesa. Durante o Dia de Campo haverá palestras explicativas por técnicos do IAC e visita aos campos experimentais onde serão demonstradas as diferenças varietais.

Luis Alberto Saes, diretor do Núcleo de Agronomia do Vale do Ribeira, explica que os agricultores sofrem muitas perdas por causa do tombamento dos pés de arroz, ou acamamento. Uma das soluções encontradas noa trabalhos de melhoramento da variedade foi a redução do tamanho da planta, que, segundo o pesquisador, continua com uma boa produção, mesmo com o porte reduzido. As pesquisas são desenvolvidas há sete anos no Instituto Agronômico da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), vinculada à (Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento.

‘O arroz Moti produzido no Vale tem a melhor qualidade de todo estado, por causa das características da região como clima, umidade e cultivo na várzea. Outra vantagem para o agricultor é o retorno econômico, já que o produto é destinado a determinado nicho e vale pelo menos o dobro do arroz comum’, explica o diretor. No manejo não existe diferença, as técnicas de plantio e colheita são as mesmas que as praticadas no arrozeiral comum.

Atualmente, o arroz Moti é cultivado em 1.000 hectares do Vale do Ribeira, por cerca de 70 agricultores, segundo Saes. Eles obtêm uma produtividade de 2000 a 2500 quilos por hectare e a maior parte da produção é escoada para o mercado da Capital.

O Núcleo de Agronomia do Vale do Ribeira fica na Rodovia BR-116, quilômetro 459 em Pariquera-Açu. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (13)
6856-1656.