Agro 2000 – Secretaria da Agricultura do Estado propõe ‘Crédito ao Futuro’

Reuniões com agricultores para obtenção de financiamento começam amanhã

ter, 25/07/2000 - 13h19 | Do Portal do Governo

São Paulo – Ao eleger o agronegócio como a última fronteira para a criação de empregos e renda no Estado, o Governo de São Paulo estava propondo um “crédito ao futuro”. A afirmação é do secretário de Agricultura e Abastecimento, João Carlos de Souza Meirelles, dada na abertura do I Fórum do Agronegócio Paulista, que acontece nesta terça-feira, dia 25, no Palácio dos Bandeirantes. Durante o fórum foi lançada a nova versão do Fundo de Expansão da Agropecuária e da Pesca ,(FEAP), Banco da Agricultura Familiar, para facilitar o acesso dos pequenos e médios empreendedores rurais, a recursos creditícios com menor custo financeiro. O novo FEAP, segundo Meirelles, irá financiar o salto de qualidade no agronegócio paulista. Com a transferência de recursos federais e do Estado, o FEAP inclui o Fundo de Aval, lançado hoje e que já começa com R$ 10 milhões. A iniciativa prevê também a possibilidade da eqüalização de taxas de juros, regionalização da operação com agências locais e profissionais especializados.
“Amanhã, dia 26, não o amanhã retórico, estaremos juntos com os agentes financeiros, realizando reuniões com os agricultores no interior de São Paulo”, informou Meirelles, que considera o remodelação do FEAP a abertura para o crédito democrático, no único gargalo que existia para o crescimento do agronegócio paulista. Ele convocou todos os setores envolvidos a uma “revolução cultural”, a partir da agregação de valor ao produto . O secretário considera fundamental a democratização do financiamento, com esse objetivo, será feita uma avaliação correta de quem realmente precisa de crédito.
A Secretaria utilizará as Casas de Agricultura como instrumento inicial para a aproximação com os agricultores. Para efetivar a capacitação profissional dos novos agentes de crédito, posicionados inicialmente, nas sedes dos 40 Escritórios de Desenvolvimento Regional (EDRs), foi assinado hoje um protocolo de intenções com o Sebrae/Senar.