Agrishow 2018 expõe tecnologias de controle biológico em flores

Visando uma agricultura mais sustentável, Instituto Biológico propõe método mais seguro à produção e ao produtor

qua, 02/05/2018 - 21h17 | Do Portal do Governo

Tecnologias usadas para controle de pragas e doenças foram apresentadas pelo Instituto Biológico (IB) na 25º edição do evento Agrishow, em Ribeirão Preto. Uma delas é voltada para conter o ácaro-rajado em plantas ornamentais, como rosas, orquídeas e gérberas.

As pesquisas têm foco sobretudo para o pequeno produtor e garantem o controle efetivo da praga, reduzindo a utilização de defensivos agrícolas. A entidade, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, utiliza o controle biológico para diminuição de pestes.

“Com aplicação exclusiva de produtos químicos, alguns produtores estavam obtendo níveis de controle abaixo de 20% para diversos acaricidas. Com a adoção de estratégia de manejo, incluindo o controle biológico, proposta pelo IB, é possível chegar ao controle efetivo da praga, acima de 80% de eficácia, com o uso mínimo de acaricidas”, explicou Mário Eidi Sato, pesquisador do IB.

Com a nova técnica, foi possível a redução em até 70% de acaricidas para o cultivo de gérberas e crisântemos e a eliminação do uso dos produtos em rosas e orquídeas.

O Instituto utilizou para os trabalhos floricultores da região de Arujá, um dos principais polos de floricultores do Estado. Isso porque os produtores da região enfrentavam problemas para controlar o ácaro-rajado, que ataca as plantas ornamentais. O uso constante de acaricidas estava selecionando os ácaros resistentes, diminuindo drasticamente os efeitos do produto.

Controle Biológico

Os agentes de controle biológico agem em um alvo específico, são seguros para o produtor, protegem a biodiversidade, preservam os polinizadores e não deixam resíduos nos alimentos.

Segundo o diretor-geral do IB, Antonio Bastista Filho, o componente abre espaço para uma agricultura mais sustentável. “O avanço tecnológico na produção de alimentos em função da utilização de insumos modernos é indiscutível. Contudo, o emprego inadequado tem levado a situações de risco. Existe a consciência de que é necessário encontrar um ponto de equilíbrio que compatibilize a demanda crescente de produção de alimento e preservação do futuro. O controle biológico é uma ferramenta importante para isso”, complementa.

Agrishow 2018

O Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação é um evento que reúne soluções agrícolas para todos os tipos de culturas e tamanhos de propriedades. O encontro é um dos principais do mundo voltado para o setor, uma vez que apresenta diversas novidades em tecnologias, programas e publicações para apoiar o agricultor.

O seu principal objetivo, dessa forma, é aumentar a produtividade, gerar renda e emprego e orientar a população sobre alimentação saudável. A 25º edição da feira teve início na última segunda-feira (30) e vai até sexta-feira (04).