Agrifam gera novos negócios para assentados e quilombolas

A comercialização de produtos de assentados e quilombolas superou as expectativas na quinta edição da Agrifam

ter, 07/08/2007 - 12h38 | Do Portal do Governo

A comercialização de produtos de assentados e quilombolas superou as expectativas nesta quinta edição da Agrifam – Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural (realizada de 2 a 5 de agosto) e extrapolou o espaço da feira, segundo informações da Analista de Gestão Organizacional Sônia Maria de Oliveira, do GTC de Formação e Promoção Institucional da Regional Noroeste, que trabalha no evento desde sua primeira edição em Agudos, realizada em 2004.

Mudas de côco, levadas para decorar o estande do Itesp – Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo – foram disputadíssimas. Além de vender todas as unidades, os produtores receberam encomenda de mais 200 mudas de um comerciante de Agudos. O mel do Pontal também fez sucesso, pois o preço é extremamente competitivo; as encomendas superaram 50 kilos.

Os visitantes se encantaram com a qualidade do artesanato em fibra de banana produzido pelos quilombos do Vale do Ribeira. O Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – quer contratar os artesãos para cursos de capacitação nas dezenas de unidades que a instituição mantém no Estado.

O estande da piscicultura também superou as expectativas, despertando o interesse dos visitantes que queriam informações sobre as ações do Itesp nesta área.

“Temos muito que avançar em aspectos como embalagem e rótulo, que agregam valor ao produto”, diz Sônia, “além de dar oportunidade para outros agricultores que ainda não têm acesso à Feira, um excelente espaço de aprendizagem para a comercialização da produção dos assentados e quilombolas”, conclui.

Da Assessoria de Imprensa do Itesp

(J.H.)