O superfeijão de bem com as mulheres

O Instituto Agronômico de Campinas (IAC) desenvolveu um feijão inédito no mundo, o Formoso, com alto teor de isoflavona, substância que previne doenças coronárias, crônicas e é usada na reposição […]

qua, 11/07/2012 - 15h08 | Do Portal do Governo

O Instituto Agronômico de Campinas (IAC) desenvolveu um feijão inédito no mundo, o Formoso, com alto teor de isoflavona, substância que previne doenças coronárias, crônicas e é usada na reposição hormonal pelas mulheres. O grão com maior teor deste material sempre foi a soja. “No entanto, brasileiro não consome soja diretamente e sim feijão. Por esse motivo a importância do nosso Formoso”, assegura o pesquisador do IAC Alisson Fernando Chiorato. Além disso, a nova variedade tem 20% a mais de proteína, se comparada com outras; e cozinha em menos tempo, bastam 20 minutos na panela de pressão e pronto. É também resistente a três das doenças mais comuns que atacam o feijoeiro: antracnose, mancha-angular e Fusarium solani.

Chiorato informa que a quantidade de isoflavona encontrada na variedade de feijão Pérola, a mais comum no mercado, é de 0,8 mg/grama. No Formoso chega a 8,92 mg/grama. De acordo com Chiorato, a explicação da forte presença da isoflavona no feijão pode estar na resistência ao caruncho e também ao fungo de solo, o  Fusarium oxysporum. “Possivelmente, quando trabalhamos nossas variedades para resistir a doenças, podemos aumentar a quantidade de isoflavona indiretamente”, afirma. 

O feijão ocupa 85% das áreas semeadas por leguminosas no mundo, perdendo em importância apenas para a soja e o amendoim. O grão é ainda considerado alimento social, pois é cultivado pelo pequeno e grande produtor rural; e ainda por ser a principal fonte de proteína do brasileiro. No total, são consumidos 16 quilos de feijão por habitante/ano no Brasil.

Da Agência Imprensa Oficial