Agricultura: 2ª estimativa da safra de verão mostra crescimento de 7,7% na produção

Levantamento foi realizado pelo Instituto de Economia Agrícola

sex, 20/01/2006 - 10h00 | Do Portal do Governo

A segunda  estimativa da safra de verão de 2005/06 no Estado de São Paulo aponta 5,98 milhões de toneladas de produção de grãos e fibras em 1,62 milhão de hectares, representando uma diminuição de12,3% na área plantada. Na safra 2004/05, foram produzidas 5,55 milhões de toneladas em 1,85 milhão de hectares.

O levantamento foi realizado em novembro de 2005, pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) e pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

No levantamento, estão incluídos: algodão, amendoim das águas, arroz, feijão das águas, milho e soja. O grande destaque é o aumento de 28% na produção do feijão devendo alcançar 118,21 mil toneladas, numa área de 70,42 mil hectares, 15% maior que na safra passada, devido aos bons preços recebidos pelos produtores no último semestre de 2005.

Já o milho ganha na produtividade. Nesta safra de verão a previsão é de 3,81 milhões de toneladas, quase 16% a mais em 780 mil hectares, com aumento de área de 2,8%. “Neste momento de expansão da nossa avicultura e suinocultura depois de uma frustação de safra em 2004/2005, o milho se recupera e isto é importante por ser o insumo básico destas atividades”, afirma o secretário de agricultura, Duarte Nogueira.

As boas condições climáticas também garantem ganhos de 29,3% na produtividade da cultura de soja. Mesmo com a redução de 22% na área, em grande parte substituída por milho, a produção do grão deve permanecer estável em 1,67 milhão de toneladas.

A grande redução continua a ser o algodão que apresenta forte queda na área plantada (47,5%), devido às condições desfavoráveis de comercialização do produto, revertendo a tendência de expansão desta cultura no estado nas últimas safras. A estimativa é de que haja também uma queda de produção da ordem de 35,4%, indicando assim produtividade maior que na safra passada. “A cotonicultura paulista viveu um momento de renascimento, mas a exemplo do que aconteceu em todo país: descapitalização do produtor, câmbio desfavorável, aumentos dos custos, a retração anunciada deve se concretizar”, explica o secretário.

A cultura com amendoim das águas também apresenta quedas na área plantada (22,7%) e na produção (17,6%) e aumento no rendimento (29,3%), em decorrência das melhores condições climáticas. Na safra passada (2004/05) chuvas irregulares nas regiões produtoras influenciaram a diminuição da área plantada. Quanto à cultura do arroz, apesar do aumento na produtividade (2,9%) os resultados apontam retrações na área de 20,3% e na produção de 17,9% em relação à safra passada.

Culturas perenes- De acordo com o levantamento efetuado ao final de novembro de 2005, em relação à safra anterior, a área de café no estado ficará praticamente mantida (-0,8%), com significativos aumentos na produção (29,2%) e na produtividade (30,1%), explicados pela bienalidade característica da cafeicultura. Importantes regiões produtoras contribuíram para esse crescimento na produtividade, como as de Araçatuba, Araraquara, Franca, Jaú, Marília e São João da Boa Vista.

A primeira estimativa de 2005/06 para a cultura de laranja registrou estabilidade na área plantada (0,7%), comparativamente a 2004/05. Em decorrência da bienalidade da cultura espera-se acréscimo de 2,2% na produção, que poderá atingir 359,90 milhões de caixas de 40,8kg, com produtividade média de 2,0cx/pé. Nas 17 regiões do estado com colheita acima de 5 milhões de caixas, predominantemente destinadas à indústria, a expectativa é de produção de 333,43 milhões de caixas (92,6% do estado).

Ainda na região produtora, esse levantamento acusou, em relação à safra passada, menos plantios e pés em produção, principalmente nas regiões de: Bragança Paulista, Mogi Mirim, Catanduva e Jaboticabal. As condições climáticas em setembro – diferenças entre temperatura diurna e noturna e baixa umidade do solo – não favoreceram a formação das gemas florais nos citros, com avaliação de queda no vigor da florada principal, fato que poderá ser confirmado nas próximas previsões.

NÚMEROS FINAIS DE CANA – Neste levantamento também se obteve a estimativa final da produção agrícola de cana-de-açúcar destinada à indústria (safra agrícola 2004/05). O atual cenário de expansão do mercado internacional de açúcar e álcool e as perspectivas de aumento da participação do Brasil podem ser considerados como fatores motivadores da expansão da exploração da cultura no Estado de São Paulo. Houve uma ampliação da área de 6,5% em relação a safra anterior, chegando a 3,63 milhões de hectares, e a produção obtida foi 5,4% superior, atingindo 254,81 milhões de toneladas.

A estimativa completa está disponível no www.iea.sp.gov.br