Agricultura: Vencedores do 5º concurso estadual de qualidade do café serão conhecidos nesta 3ª feira

Evento será realizado na Bolsa do Café de Santos

seg, 06/11/2006 - 16h34 | Do Portal do Governo

São Paulo conhecerá nesta terça-feira (07/11), os vencedores do 5º Concurso Estadual de Qualidade do Café. Durante o evento, que será realizado na Bolsa Oficial do Café de Santos e que reunirá lideranças e representantes do setor cafeeiro paulista, além do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Alberto Macedo, serão apresentados os lotes vencedores do Leilão realizado no último dia 19 de outubro, na Sala de Provas da Associação Comercial de Santos, quando as empresas puderam provar e realizar suas ofertas de compra.

Conforme o regulamento do concurso, o preço mínimo foi 30% acima da cotação da Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) do dia anterior, o que significa um investimento mínimo de R$ 3.400,00, aproximadamente.

Para o secretário Alberto Macedo, o grande diferencial da competição paulista em relação aos outros concursos de qualidade já existentes é a aceitação de dois tipos de cafés, os chamados “naturais” (secagem com casca) e os “cerejas despolpados” (secagem sem casca). “Os dez finalistas tiveram seus cafés provados por torrefadores que efetuaram ofertas de compra dos lotes. Os cafés, com seus lotes numerados e sem identificação passam pelo teste de classificação, com o café verde (grão) e pela prova cega de xícara (café torrado). Reúnidos com seus técnicos para experimentar, os torrefadores deram lance nos dez lotes classificados. Os lotes não estavam identificados e sim numerados para não haver privilégios para nenhum dos competidores”, explica o secretário.

Participaram do concurso 65 lotes na categoria Cafés Naturais e 41 lotes na de cafés Cereja Descascado, todos vencedores dos certames regionais realizados por 14 associações do Estado. Os dez lotes finalistas (cinco em cada categoria), com o total de 10 sacas cada, foram disputados por indústrias torrefadoras, casas de café, restaurantes, hotéis e por empresas que queiram fazer sua “marca própria” para brinde.

De acordo com o presidente da Câmara Setorial de Café do Estado de São Paulo, Nathan Herszkowicz, durante o certame, as empresas podem adquirir individualmente ou formar consórcios e ratear o custo de aquisição dos lotes, reduzindo, dessa forma, o investimento na compra do café.

“Estes cafés, após industrializados, formarão a 4a. Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo, uma série rara e exclusiva, que o mercado aguarda com expectativa e entusiasmo, uma vez que este evento já se transformou num ícone da excelência do cafe produzido em São Paulo, sendo distribuído nos melhores pontos de venda”, explica Herszkowicz.

O 5º Concurso Estadual de Qualidade do Café – Prêmio Aldir Alves Teixeira é promovido pela Câmara Setorial de Café do Estado de São Paulo, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Associação Comercial de Santos (ACS) e Sindicato da Indústria do Café (Sindicafé-SP), com apoio da Associação Paulista de Supermercados (Apas) e Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic).

Serviço:

5º Concurso Estadual de Qualidade do Café

Local: Bolsa Oficial do Café de Santos

Data: 7 de novembro de 2006

Horário: 15h30

Da Secretaria da Agricultura

C.M.