Agricultura: Vacinação contra raiva atinge 99,02% do rebanho de 14 regiões paulistas

O índice refere-se à 1ª etapa da campanha realizada em maio

seg, 03/07/2006 - 14h35 | Do Portal do Governo

A exemplo da campanha da vacinação contra a febre aftosa que aconteceu em maio e registrou 99,50% de cobertura, a vacinação contra a raiva dos herbívoros, que também ocorreu no mesmo período, registrou índice de 99,02% no rebanho de 14 regiões do estado, onde é obrigatório este tipo de imunização. Na etapa passada, em novembro, o percentual foi de 99,19%.

As 14 regiões (Bragança Paulista, Franca, Guaratinguetá, Itapetininga, Itapeva, Mogi das Cruzes, Mogi Mirim, Orlândia, Pindamonhangaba, Registro, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, São Paulo e Sorocaba), áreas onde há ocorrência de morcegos hematófagos ( transmissores), totalizam um rebanho de 2.944.762 cabeças entre bovinos, bubalinos, equinos, caprinos e ovinos.

A Secretaria de Agricultura, através da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), órgão responsável pela sanidade animal e vegetal no estado, registra redução nas ocorrências da doença. “ A queda se deve ao trabalho das equipes volantes de caça-morcegos e intensificação e conscientização do criador para a vacinação”, afirma o secretário de agricultura e abastecimento, Alberto Macedo. Em 2000, chegava-se a registrar 773 focos da doença numa área que compreendia 19 regiões com vacinação. No ano passado, foram 62 focos nas 14 regiões com incidência maior do morcego.

Da Secretaria da Agricultura