Agricultura: Vacinação contra aftosa atinge 99,4% do rebanho paulista

Mas todo o restante do rebanho já está sendo imunizado obrigatoriamente pelos proprietários sob a supervisão da Secretaria

sáb, 16/12/2006 - 12h30 | Do Portal do Governo

A 2ª etapa da campanha oficial de vacinação contra a febre aftosa, realizada durante o mês de novembro, alcançou 99,40% do rebanho paulista, que totalizou 12,65 milhões de cabeças. Com este índice, apenas 75 mil cabeças não foram vacinadas voluntariamente pelo criador, mas todo o rebanho já está sendo imunizado obrigatoriamente pelos proprietários sob a supervisão da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, responsável pela sanidade animal e vegetal no estado. Em maio de 2006, o índice foi de 99,50%.

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Alberto Macedo, esta pequena queda no índice é natural, a tendência é um esforço maior do pecuarista na primeira etapa, que acontece em maio. “O importante é alcançarmos acima de 99% e mostrar ao mundo que não temos aftosa há 10 anos, trabalhando em conjunto com o setor produtivo para a derrubada dos embargos à carne brasileira e paulista”, afirma o secretário.

Das 40 regionais que compõem o quadro da CDA, em 7 delas, 100% do gado foi vacinado durante a etapa. São elas: Andradina, Dracena, Jaboticabal, Orlândia, Ourinhos, Tupã e Votuporanga.

RAIVA DOS HERBÍVOROS 

Durante todo o mês de novembro, os pecuaristas de três regiões do Estado: Guaratinguetá, Mogi das Cruzes e Pindamonhangaba também foram obrigados a vacinar seu gado contra a raiva dos herbívoros. De um total de 752 mil cabeças, entre bovinos, bubalinos, ovinos, equinos e caprinos, 97,42% foram vacinados.

O trabalho da CDA no combate a raiva dos herbívoros tem sido referência para todo o país. A redução nas ocorrências da doença deve-se ao trabalho das equipes volantes de combate aos focos e intensificação e conscientização do criador para a vacinação. Com isto a CDA reduziu de 14 para somente 3 regiões, as quais ainda há a obrigatoriedade de vacinar. Em 2000, chegava-se a registrar 773 focos da doença numa área que compreendia 19 regiões com vacinação. No ano passado, foram 62 focos nas 14 regiões com incidência maior do morcego.

  Da Secretaria da Agricultura