Agricultura: Unidade de Ovinos promove desenvolvimento no extremo oeste

Objetivo é estabelecer um manejo adequado para a região, gerando conhecimento científico na área de produção ovina

ter, 06/02/2007 - 11h55 | Do Portal do Governo

Pesquisadores do Pólo Regional do Extremo Oeste, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, implantaram, no município de Andradina, uma unidade de ovinos para o desenvolvimento de pesquisas visando o desenvolvimento da ovinocultura na região.

O projeto “Desenvolvimento da ovinocultura da região Oeste do Estado de São Paulo através de um sistema de produção de ovinos de corte – módulo mínimo”, coordenado pelo pesquisador científico Ricardo Lopes Dias da Costa, tem como principal objetivo, estabelecer um manejo adequado para a região, gerando conhecimento científico na área de produção ovina, e desenvolvendo sistemas de produção e tecnologia direcionadas ao pequeno, médio e grande produtor rural, de acordo com as realidades da região.

A área da unidade de ovinos é de 5,5 hectares, e está dividida em nove piquetes em sistema rotacionado, com capins dos gêneros Panicum maximum (cv. Aruana, cv. Tanzânia e cv. Áries) e Cynodon sp.(cv. Tifton). Os primeiros cordeiros foram doados pelo Pólo Regional da Alta Paulista em março de 2006. Em setembro, época em que chegou um grupo de ovelhas, começaram os trabalhos com reprodução e foi colocado em funcionamento um confinamento para cordeiros.

Segundo o coordenador do projeto, os primeiros nascimentos estão previstos para março deste ano, aumentando os animais do rebanho, o que possibilita a realização de novos projetos de pesquisa e outras possibilidades para atender a demanda regional sobre o tema.

Também estão no projeto, pesquisadores científicos de diversas áreas, entre eles, Flávia M. E. de Andrade, Alexandre Berndt, João José Assumpção de Abreu Demarchi e Jailson Lara Fagundes, atuando na área de produção animal; e Gustavo Pavan Mateus e Silvio Tavares, na área de produção vegetal, atuando de maneira multidisciplinar (ovinocultura, sanidade animal, nutrição animal, reprodução animal, manejo de pastagens, conservação de forragens, integração agricultura-pecuária).

Mais informações sobre o projeto para o desenvolvimento da ovinocultura na região Oeste do Estado de São Paulo com o pesquisador científico Ricardo Lopes Dias da Costa, pelo email rldcosta@aptaregional.sp.gov.br

Da Secretaria da Agricultura

C.M.