Agricultura: Transferência de tecnologia ao produtor rural é tema da palestra do pesquisador cubano

Evento acontece no Instituto de Zootecnia

qui, 14/12/2000 - 9h44 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 15, às 10 horas, o pequisador cubano, Giraldo Martín, da Estação Experimental de Pasto e Forragem Índio Hatuey, do Ministério de Educação Superior, em Matanza, Cuba, estará no Instituto de Zootecnia (IZ), em Nova Odessa, onde fará uma palestra sobre ‘Avanços da Pesquisa e Transferências de Tecnologias ao Produtor Rural. Ele também vai falar sobre as perspectivas futuras na Estação Experimental Índio Hatuey. O objetivo principal é enfocar a transferência de tecnologia de acordo com a demanda do produtor rural, além de abordar o uso das forrageiras na produção animal.

Com atuação na área de manejo agronômico de plantas forrageiras e produção animal, o pesquisador tem interesse em conhecer os trabalhos de pesquisa do IZ e criar um intercâmbio para fortalecer relacionamentos futuros com a Instituição. Há dois anos, desenvolve pesquisas com a árvore amoreira para uso na alimentação de bovinos, ovinos e caprinos. Segundo ele, os resultados ainda são preliminares, mas Giraldo está otimista com o uso desse arbusto. ‘Na Costa Rica já se tem conhecimento do uso da amoreira para produção de leite de cabra, apresentando ótimos resultados’, afirma.

Durante esta semana, os pesquisadores do IZ, Antônio João Lourenço e Eduardo Antônio da Cunha, estão monitorando a visita de Giraldo Martín na sede do IZ em Nova Odessa e em nas Estações Experimentais de Gália, Colina e Sertãozinho. O pesquisador cubano teve a oportunidade de conhecer o Banco de Germoplasma de amoreiras localizado na Estação de Gália, hoje com 88 acessos cadastrados no Cenargen (Centro Nacional de Recursos Genéticos).