Agricultura: Simpósio da Qualidade da Carne Suína para Nutricionistas será realizado nesta 5ª feira

Objetivo é aumentar o consumo da carne suína, mostrando aos profissionais a sua qualidade e benefícios

qua, 22/11/2006 - 14h43 | Do Portal do Governo

O Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Alberto Macedo, participa nesta quinta-feira (23/11), na sede da Secretaria, em São Paulo, da solenidade de abertura do 1º Simpósio da Qualidade da Carne Suína para Nutricionistas. O evento, resultado de trabalho conjunto da Câmara Setorial da Carne Suína do Estado de São Paulo, ligada a Secretaria Estadual de Agricultura, da Associação Paulista dos Criadores de Suínos (APCS) e do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo, visa aumentar o consumo da carne suína, mostrando aos profissionais a sua qualidade e benefícios.

O objetivo do evento é discutir valores nutricionais, novos cortes, segurança sanitária da carne suína, inspeção de produtos, sistemas de preparo, além de um conjunto de orientações desta refeição.

“Esta é mais uma das ações nascidas da colaboração de todos os elos da cadeia produtiva, assim como foi com o nosso Selo de Qualidade Produto de São Paulo – Selo suíno Paulista, que criou normas para a produção de carne de qualidade e com origem certificada”, afirma o secretário Alberto Macedo.

O selo “Suíno Paulista” foi o quarto produto certificado dentro do Programa, antes receberam o selo o Café Torrado e Moído, o Carvão vegetal, e Algodão Premium. O programa é voltado para produtos que possuam qualidade superior, através de controle de todo o processo produtivo, estabelecendo regras no pré-abate, da criação ao frigorífico.

Para o Secretário Macedo, A qualidade dos produtos paulistas, além de nos proporcionar ingresso em mercados exigentes e atestar a competência de nosso setor produtivo, demonstra que é na agregação de valor que reside a nossa grande chance de gerar empregos e renda no campo.

Sobre a carne suína

A carne suína apresenta baixo teor de gordura na maioria de seus cortes. As gorduras saturadas aumentam o nível de LDL (o mau colesterol) no organismo humano; 60% da gordura do suíno é insaturada, que ajuda a manter o nível de colesteol HDL (o bom colesterol) no sangue e a reduzir os depósitos de gordura nas paredes das artérias.

Cada 100 gramas de lombo cozido tem em média, 6,7 gramas de gordura. Esta quantidade representa menos de 10% (sobre o recomendado) do máximo a ser ingerido por dia.

A carne magra do suíno possui de 19 a 20% de proteína e tem ótima combinação de todos os aminoácidos essenciais.

Serviço

1º Simpósio da Qualidade da Carne Suína para Nutricionistas

Data: 23 de novembro de 2006, às 13h30

Local: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Endereço: Av Miguel Stefano, 3900 – São Paulo/Capital

Da Secretaria da Agricultura